Notícias
Ministro das Relações Exteriores esteve na FBN acompanhado por uma comitiva do MRE e do Instituto Guimarães Rosa
Dia histórico: Mauro Vieira é o primeiro chanceler a visitar a Biblioteca Nacional durante exercício do cargo
A tarde desta quinta-feira (07/08) foi histórica para a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – vinculada do Ministério da Cultura (MinC): pela primeira vez a instituição recebeu a visita de um chanceler durante o exercício do cargo. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, esteve na Biblioteca Nacional acompanhado por uma comitiva do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Instituto Guimarães Rosa (IGR) - vinculado à pasta e dirigido pelo embaixador Marco Antonio Nakata. As autoridades foram recebidas pelo presidente da FBN, Marco Lucchesi, e por um grupo de servidores da instituição.
A FBN e o IGR são parceiros no Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior, juntamente com a Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (SEFLI/MinC).
Durante a visita, o ministro e a comitiva conferiram uma pequena mostra com itens do acervo da FBN, organizada especialmente para a ocasião. A mostra incluiu obras da Coleção Salvador de Mendonça – cujo patrono foi embaixador do Brasil nos Estados Unidos, e que reúne obras referentes à história e cultura brasileira com foco nas relações diplomáticas com os EUA. Em seguida, Mauro Vieira assinou o “Livro de Ouro" da Biblioteca Nacional.
“Foi uma enorme satisfação retornar à Biblioteca Nacional, desta vez como ministro das Relações Exteriores, e testemunhar o primor da conservação do edifício, os inúmeros documentos diplomáticos sob a custódia da Biblioteca Nacional - que são testemunho da importância da diplomacia na construção do Brasil e na demarcação de suas fronteias. Agradeço ao presidente Marco Lucchesi pelo convite e pela parceria com o Itamaraty em programas como o de tradução de escritores brasileiros para diversas línguas. Um grande prazer estar aqui hoje”, afirmou Mauro Vieira.
O presidente da FBN, Marco Lucchesi, celebrou a visita de Mauro Vieira: “A presença do ministro das Relações Exteriores confirma parte essencial da missão da Biblioteca Nacional do Brasil: a diplomacia do livro, da cultura, através da memória, da guarda e difusão de suas coleções, dos projetos de aliança de civilização nos laços mais afortunados da cultura do diálogo. A Biblioteca Nacional promove os valores mais altos da democracia: abertura para todos os quadrantes, dentro e fora do Brasil, sem qualquer tipo de censura, com um projeto de inclusão total a partir dos grandes legados da memória”, afirmou.
“Expresso também nosso grande contentamento com a presença do Instituto Guimarães Rosa, que vem realizando trabalhos conjuntos de grande valor com a Biblioteca Nacional”, completou Lucchesi.
Autoridades
Nos últimos anos, a Biblioteca Nacional (BN) foi agraciada com as presenças de importantes autoridades. Em 30 de maio de 2023, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou da cerimônia de posse do presidente Marco Lucchesi, na qual anunciou investimentos para a reforma do Prédio Anexo.
Em 25 de agosto de 2023, a ex-ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, esteve na BN para a entrega de um exemplar da Constituição Federal traduzida para o idioma indígena nheengatu, naquela que foi a primeira visita de um ministro do STF à BN em cem anos. No ano de 2023, a BN recebeu também o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, que participou do lançamento do Prêmio A Saída é Pela Leitura, no Auditório Machado de Assis, em 27 de outubro.
Em 29 de setembro do mesmo ano, a BN recebeu a visita da então ministra da Saúde, Nísia Trindade . Ela também esteve na instituição em 9 de agosto de 2024, junto com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, durante a assinatura do acordo de cooperação entre os ministérios para a elaboração do Memorial da Covid , do qual a BN integra a curadoria.
Dois chefes de estado também estiveram na BN nos últimos anos: em 18 de julho de 2024, a instituição recebeu a visita do presidente da Itália, Sergio Mattarella. Já em 20 de maio de 2025, na ocasião da entrega da Ordem do Mérito Cultural, no Palácio Capanema, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve nas instalações da Biblioteca Euclides da Cunha (BEC) – a biblioteca pública da FBN, que retornará em breve ao icônico edifício no Centro do Rio de Janeiro.