Notícias
PARTICIPAÇÃO INTERNACIONAL
Agência Mundial Antidoping convida ABCD para integrar grupo de trabalho para a Declaração da Conferência Mundial sobre Dopagem no Esporte
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) recebeu convite oficial da Agência Mundial Antidoping (WADA/AMA) para integrar o grupo de trabalho responsável pela elaboração da Declaração oficial da 6ª Conferência Mundial sobre Dopagem no Esporte, que será realizada em dezembro de 2025, na cidade de Busan, República da Coreia,
O grupo de trabalho será presidido pela Sra. Venetia Bennett (Austrália), advogada e membro independente do Comitê Executivo da WADA, e terá como vice-presidente René Bouchard, ex-Diretor de Relações Governamentais da WADA, que coordenou o processo de elaboração da Declaração da Conferência de 2019.
Composto por apenas oito integrantes, o grupo reunirá representantes de diferentes setores da comunidade antidopagem: autoridades públicas, movimento esportivo e atletas. Duas dessas vagas são destinadas ao segmento das Autoridades Públicas – uma para um Governo e outra para uma Organização Nacional Antidopagem, sendo esta última objeto do convite feito à ABCD.
Resposta oficial da ABCD
A presidente da ABCD, Adriana Taboza, expressou a importância do convite, destacando:
"O convite da Agência Mundial Antidoping (AMA/WADA) para integrar o grupo de trabalho é um reconhecimento do trabalho que a ABCD realiza no combate à dopagem. Esse grupo, restrito e estratégico, será responsável por elaborar a Declaração oficial da 6ª Conferência Mundial sobre Dopagem no Esporte, documento que orientará os compromissos globais da área nos próximos anos. É uma oportunidade única para levar a experiência brasileira e a voz da América Latina a um fórum internacional de grande relevância.".
Na mensagem enviada ao presidente da Agência Mundial Antidoping, Adriana Taboza anunciou a indicação de Luciana Corrêa de Oliveira, Coordenadora-Geral de Gestão de Resultados da ABCD, para representar o Brasil no grupo.
Com quase uma década dedicada aos esforços na área da antidopagem, Luciana combina ampla experiência técnica com profundo entendimento das dimensões políticas, operacionais e éticas do tema. Sua participação também representa um avanço na representatividade de mulheres e de profissionais latino-americanas em grupos estratégicos.
"Cada Declaração de Conferência Mundial se torna um marco na história da luta contra a dopagem, guiando decisões, inspirando mudanças e moldando o futuro do esporte limpo no mundo", disse Luciana.
Os trabalhos do grupo terão início em setembro de 2025, com reuniões virtuais preparatórias, seguidas de encontros presenciais durante a Conferência para a finalização e adoção do documento.