Valores do Esporte difundidos na Antidopagem

Publicado em 05/04/2021 14h22

SAÚDE - Estado pleno físico, mental e emocional do indivíduo que se expressa pela luta contra o uso de qualquer substância que melhore artificialmente o desempenho, a performance física ou que possa causar danos à saúde.

ÉTICA, JOGO LIMPO E HONESTIDADE – Essa tríade que orienta o esporte de uma forma geral se apresenta como um conjunto de regras e preceitos que orientam, disciplinam o comportamento humano, a moral do indivíduo em sociedade, o respeito às regras do jogo, sem trapaças, e indica a lisura no comportamento de cada um.

EXCELÊNCIA NO DESEMPENHO – Representa a verdadeira “superação diária” por meio de treinamento sempre buscando o melhor desempenho de modo a respeitar os valores do esporte e o aperfeiçoamento dos próprios talentos naturais na prática esportiva.

CARÁTER E EDUCAÇÃO – Se expressa, até por diretrizes da psicologia como sinônimo de personalidade, como a representação dos traços morais de um indivíduo, acompanhados pela ética e pela moral, sendo que a educação é a aplicação de métodos e regras que assegurem a formação e o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano dentro de toda a linha de raciocínio do jogo limpo.

DIVERSÃO E ALEGRIA – Representa a verdadeira essência do esporte, que proporciona, para todos os que praticam ou assistem, uma vida mais alegre, feliz e com reflexos em todas as áreas da vida do ser humano, um equilíbrio que mantem a saúde física, mental e emocional.

TRABALHO EM EQUIPE – Representa o aprendizado coletivo, o mais rico, forte e por isso capaz de alcançar as metas mais difíceis. Nada é possível de se fazer sozinho e é com essa clareza de entendimento que o trabalho em equipe se torna um dos grandes valores do esporte e do jogo limpo.

DEDICAÇÃO E COMPROMISSO – Apenas com comprometimento, garra, determinação é possível se determinar metas e alcançá-las, e isso é para tudo na vida, um valor universal.

RESPEITO ÀS REGRAS E LEIS – Se expressa por meio das atitudes éticas e morais. Seguir as regras é entender que todos são uma unidade, e o respeito ao próximo permite que todos possam exercer seus talentos e individualidade de forma única e especial.

RESPEITO POR SI PRÓPRIO E PELOS OUTROS PARTICIPANTES – O respeito às diferenças fez com que todos possam crescer juntos seja por meio de diferentes talentos ou pontos de vista o que gera um sentimento positivo em relação ao outro.

CORAGEM - Firmeza de caráter para enfrentar adversidades ou desvio na busca da excelência de desempenho, com consciência do dever de respeito a ética, as regras e o valor da saúde.

COMUNIDADE E SOLIDARIEDADE – Se expressa pela boa fé e generosidade em campo e fora dele, que deve ser exercida não apenas nos momentos de vitória, mas também nos momentos de derrota, entendendo que ora se ganha, ora se perde nos caminhos da vida, respeitando esse fluxo e agradecendo sempre pelos aprendizados.