Grupo Alvo de Testes

Publicado em 11/08/2020 22h14 Atualizado em 19/03/2021 17h38

O Padrão Internacional para Testes e Investigações da AMA estabelece que cada Organização Antidopagem (Organização Nacional Antidopagem ou Federação Internacional) deve criar um Grupo Alvo de Testes, isto é, um conjunto restrito de atletas prioritários no seu plano de testes anual.

Por isso, precisam fornecer informações de localização a cada trimestre.

Outros atletas de Alto Rendimento (Olímpicos e Paralímpicos) e os de outros esportes e categorias, como corridas de rua e competições estudantis e universitárias, também estão nos planos de teste da ABCD.

É diante dessa obrigatoriedade que, anualmente, a ABCD deve publicar seu próprio Grupo Alvo de Testes. O Grupo Alvo de Testes da ABCD é composto por um conjunto restrito de Atletas que são definidos a partir de critérios internacionais e também de critérios estabelecidos pelo próprio departamento de inteligência da ABCD. Uma das principais características do referido grupo é que o mesmo é composto por atletas de alto rendimento.

» Grupo Alvo de Testes - por esporte

» Grupo Alvo de Testes - por ordem alfabética

A grande diferença de um atleta que está em um grupo alvo de testes para um atleta que não faz parte do referido grupo é que o atleta do GAT tem algumas obrigações a mais, especialmente o dever de comunicar sua localização precisa pelos três meses seguintes, durante todo o período em que fizer parte do referido grupo, por meio do sistema de administração e gerenciamento de informações antidopagem da AMA-WADA, o chamado ADAMS. Maiores detalhes a respeito de como preencher os dados necessários podem ser encontrados no próprio site da ABCD

Quando um atleta é selecionado para fazer parte do Grupo Alvo de Testes, o mesmo é oficialmente notificado e deverá então iniciar suas obrigações de indicar sua localização. O atleta só estará desobrigado de enviar suas informações de localização quando for notificado, oficialmente, sobre sua exclusão do GAT.

Vale lembrar que muitos atletas de alto rendimento fazem parte do grupo alvo de testes de suas federações internacionais. Isso quer dizer que, caso você seja um atleta de alto rendimento e não encontre seu nome na lista oficial do GAT apresentada pela ABCD, é recomendável que verifique o site de sua federação internacional para que saiba se você está incluído no GAT da mesma e se há obrigações que precisam ser cumpridas. Isso com certeza evitará que você seja sancionado por eventuais falhas no âmbito do sistema de localização.