Campanha #JogoLimpo

Publicado em 13/08/2020 16h13 Atualizado em 21/08/2020 11h44

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem no final de 2011. A ABCD como é conhecida, é um órgão do Ministério da Cidadania, que tem por atribuições estabelecer a política nacional de prevenção e de combate à dopagem e coordenar nacionalmente o controle antidopagem no esporte, respeitando as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional do Esporte.

Esse órgão é específico e singular dentro da estrutura organizacional do Ministério da Cidadania, com status de Organização Nacional Antidopagem (ONAD).

Tem como princípios os seguintes pilares: ética no esporte, informação, ações em favor da antidopagem, educação, prevenção, valor do bom exemplo, espírito esportivo, conquista, inteligência e saúde.

O esporte envolve, hoje, relações interdisciplinares complexas e as formas de aumentar drasticamente o desempenho têm chamado a atenção de diversas áreas. As competições esportivas deveriam ser pautadas pela igualdade de oportunidades, onde vence o melhor. Ao contrário que, as competições entre atletas de alto-rendimento são pautadas pelo resultado, pela busca da vitória a qualquer custo, reforçando o uso de recursos que viabilizem a obtenção da vitória. Dessa forma, atletas utilizam a melhora do desempenho como uma justificativa para o uso da dopagem.

Nesse contexto, os programas de informação e educação são estabelecidos pelo o Código Mundial Antidopagem como uma das principais vertentes do Programa Mundial Antidopagem.

A ABCD fornece conhecimento sobre esse assunto, de tão eminente importância, através de palestras, seminários, material de acesso público, encontros com profissionais da área de Educação Física e publicidade nas mídias sociais.  Com esse entendimento foi então criada a campanha #JOGOLIMPO.

Entidade Esportiva, para aderir a Campanha Preencha o Formulário de Adesão à Campanha #JogoLimpo