Notícias
LEGISLAÇÃO
A Lista de Substâncias e Métodos Proibidos de 2026 já está em vigor
A partir de hoje, 1º de janeiro de 2026, está em vigor a Lista de Substâncias e Métodos Proibidos 2026, publicada pela Agência Mundial Antidoping (AMA/WADA) e acessível - em português - aqui.
A Lista é um dos Padrões Internacionais obrigatórios do Código Mundial Antidoping e define quais substâncias e métodos são proibidos dentro e fora de competição, além daqueles proibidos em modalidades específicas.
ATENÇÃO ATLETAS E PESSOAL DE APOIO
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) reforça que os atletas são responsáveis por quaisquer substâncias proibidas encontradas em seu organismo e pelos métodos proibidos utilizados. A Autoridade recomenda que atletas, treinadores, profissionais de saúde e demais integrantes do esporte brasileiro consultem a Lista 2026, evitem a automedicação e reforcem as ações de prevenção e educação antidopagem ao longo da temporada.
AUTORIZAÇÃO DE USO TERAPÊUTICO (AUT)
Atletas que possuam necessidade médica legítima para o uso de substâncias ou métodos proibidos podem solicitar Autorização de Uso Terapêutico (AUT), conforme previsto no padrão internacional aplicável. Mais informações estão disponíveis no site da ABCD, na seção específica sobre o tema.
PALAVRA DA PRESIDÊNCIA
A presidente da ABCD, Adriana Taboza, destaca a importância da divulgação da Lista:
“A divulgação da Lista de Substâncias e Métodos Proibidos de 2026 é fundamental para reforçarmos o compromisso coletivo com a integridade do esporte. Convidamos atletas, profissionais de apoio e organizações esportivas a se informarem sobre as atualizações e a buscarem orientação sempre que necessário. Conhecer as regras é parte essencial do jogo limpo”
A ABCD reforça que a divulgação da atualização anual da Lista de Substâncias e Métodos Proibidos é essencial para a proteção da saúde dos atletas, a promoção da igualdade de condições nas competições e o fortalecimento da cultura do jogo limpo no esporte brasileiro.