Notícias
GESTÃO DE RESULTADOS
A ABCD informa que a triatleta MONIQUE AHERN GAMBA foi sancionada por um período de 08 meses e desqualificação dos resultados.
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem comunica que a atleta MONIQUE AHERN GAMBA – esporte: triathlon – foi sancionada pela Justiça Desportiva Antidopagem por um período de 8 (oito) meses, com desqualificação dos resultados obtidos, em razão da configuração de infração às regras antidopagem.
A sanção foi imposta pelo Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD), após recurso da atleta em relação à decisão de primeira instância, que havia fixado a sanção em 04 (quatro) anos.
MONIQUE AHERN GAMBA forneceu uma amostra em 22 de setembro de 2024 durante um controle antidopagem na competição IronMan 70.3 São Paulo. Após análise pelo Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem, a amostra apresentou resultado analítico adverso para indapamida.
A substância encontrada consta da Lista de Substâncias Proibidas da AMA/WADA, na categoria S5 – Diuréticos e Agentes Mascarantes, proibida em competição e fora de competição.
Além da suspensão de 8 meses, cujo início de cumprimento ficou estabelecido em 20/11/2024 (data em que a atleta aceitou cumprir uma suspensão provisória de forma voluntária) e término em 19/07/2025, foram DESQUALIFICADOS:
i) os resultados obtidos pela atleta na competição IRONMAN 70.3 São Paulo, realizada em 22/09/2024, com a consequente perda de medalhas, pontos e prêmios eventualmente conquistados, conforme art. 156 do CBA;
ii) todos os resultados competitivos subsequentes obtidos pela atleta a partir da data da coleta da amostra (22/09/2024) até o início da suspensão provisória voluntária (20/11/2024), com todas as consequências resultantes, inclusive confisco de medalhas, pontos e prêmios, nos termos do art. 159, caput e §1º, do CBA.
Como de praxe, serão feitas as comunicações necessárias às entidades envolvidas.
Considerando a data de início e o tempo de sanção fixado, o nome da atleta foi retirado da lista de atletas suspensos publicada no site.
A ABCD não fará mais comentários sobre o assunto.