Notícias
DEMOCRACIA E TERRITÓRIOS
Seminário internacional debate experiências de participação social em quatro países da América Latina
Foi aberto nesta quarta-feira (29), em Brasília, o Seminário Internacional “Democracia, Território e Participação Social”, no auditório da Finatec, no campus da Universidade de Brasília.
O evento, que segue até amanhã (30), reúne gestores públicos, especialistas e lideranças sociais do Brasil e da América Latina para discutir caminhos de integração, participação popular e fortalecimento da democracia nos territórios.
O seminário é uma realização conjunta da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério da Saúde (MS), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Escola Nacional Paulo Freire e Fundação Rosa Luxemburgo.
Democracia participativa - Representando a SGPR na abertura, o secretário nacional de Participação Social, Renato Simões, destacou o trabalho que vem sendo feito pelo governo federal para “enraizar” a participação social nos territórios.
De acordo com o secretário, a pesquisa traz experiências de outros países para contribuir nesse processo, que visa “fortalecer a democracia participativa no Brasil”, que sofreu um processo de desconstrução em governos anteriores.
Educação política - “A educação popular é uma forma de educação política", afirmou o escritor e teólogo Frei Betto, com longa trajetória nos movimentos sociais brasileiros, e integrante da mesa abertura do evento. Este processo, de acordo com ele, "busca democratizar o conhecimento e empoderar sujeitos historicamente marginalizados para que se tornem protagonistas da transformação social”.
Para Frei Betto, as políticas públicas só se tornam, de fato, públicas quando apropriadas pela população. “A educação popular promove espaços de formação e reflexão coletiva que permite às pessoas reconhecerem seus direitos e se organizarem para intervir”, explicou.
Pesquisa – O seminário apresenta os resultados da pesquisa “Políticas públicas, trabalho sociocomunitário e educação popular na América Latina", realizada no Brasil, Argentina, México e Venezuela entre 2023 e 2024, coordenada pela Escola Paulo Freire e pela Fundação Rosa de Luxemburgo.
O objetivo foi reunir um conjunto de experiências concretas de políticas públicas em territórios, nas quais a participação social está presente em sua formulação, execução e avaliação.
Encerramento – O encerramento do seminário internacional, nesta quinta-feira (30), conta com a previsão de participação dos ministros da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, da Saúde, Alexandre Padilha, do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias.
Assista como foi o evento: gov.br/sg/seminario-internacional