Notícias
COP 30
Juventudes dos países iberoamericanos debatem soluções para as mudanças climáticas
O enfrentamento às mudanças climáticas não pode prescindir da participação ativa, estrutural e com a visão de mundo da juventude. Esta foi a tônica da solenidade de abertura do encontro Pré-COP: Rumo à COP 30 - As juventudes falam ao mundo”, nesta segunda-feira (13), em Brasília.
A promoção do evento, que segue até o dia 14, é da Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, em parceria com a Campeã de Juventude da COP 30, o Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE), o Organismo Internacional de Juventude para a Ibero-America (OIJ) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Representantes de organismos de juventude brasileiros e de países da comunidade iberoamericana se revezaram na tribuna reforçando o papel das juventudes na proposição de soluções para as mudanças climáticas. Além disso, enfatizaram a importância do diálogo entre jovens líderes, governos e organismos multilaterais para cooperação frente à crise ambiental.
O secretário-geral da OIJ, o brasileiro Alexandre Pupo, destacou a simbologia do evento Pré-COP 30, como ponto de partida da participação das juventudes na conferência da ONU sobre o clima, em Belém (PA). “É importante essa preparação prévia, para levarmos à conferência proposições consistentes e consolidadas”, afirmou ele, que contou ainda sobre a capacitação oferecida aos jovens dos países ibero-americanos na temática ambiental para participação na COP 30.
O secretário nacional de Juventude, Ronald Sorriso, resgatou a simbologia de uma conferência do clima realizada no bioma amazônico, com toda a sua biodiversidade e importância para todo o planeta. E foi enfático ao falar sobre o compromisso das juventudes nas discussões da COP30. “Compromisso sem ação é poesia. E nós queremos e vamos colocar a poesia em prática”, disse.
Grupos temáticos – Quatro grupos temáticos conheceram e debateram 8 iniciativas inovadoras para o meio ambiente, selecionadas entre dezenas de experiências mapeadas entre os 22 países da comunidade Iberoamericana.
A metodologia faz parte da preparação de propostas de soluções das juventudes a serem encaminhadas aos líderes mundiais na conferência do clima em Belém do Pará (COP 30).
Do Brasil, foi selecionada a iniciativa Escola das Juventudes – Centro Sabiá, uma escola rural localizada em Pernambuco. O projeto impulsiona a transição agroecológica mediante sistemas agroflorestais, trabalhando pela recuperação de solos degradados, redução das emissões de carbono e formação de jovens multiplicadores em agroecologia.
Também foram apresentadas experiências da Guatemala, Cuba, Ecuador, Colômbia, Espanha e Uruguai.
Clique aqui para saber mais (texto em espanhol).
Sobre a OEI - A Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI) é a maior organização multilateral de cooperação entre os países ibero-americanos de língua espanhola e portuguesa. Como organismo multilateral, com 22 países, promove projetos e parcerias para fortalecer as políticas públicas de seus membros.