Notícias
BALANÇO ÉTICO
Consea contribui com o Balanço Ético Global sobre o enfrentamento da crise climática
Esse é o questionamento que norteia os trabalhos do Balanço Ético Global (BEG).
A iniciativa inédita do governo brasileiro, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e da presidência brasileira da COP30, procura reunir contribuições da sociedade civil para apoiar a implementação de medidas voltadas ao enfrentamento da crise climática.
Com o intuito de contribuir com esse processo, a presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Elisabetta Recine, convocou conselheiras e conselheiros e membros observadores a participarem de um diálogo autogestionado, uma das atividades propostas pela organização do BEG. Os participantes responderam às cinco perguntas elaboradas pelos organizadores da COP30, sob a ótica do direito humano à alimentação adequada e da soberania e segurança alimentar nutricional.
As múltiplas contribuições foram sintetizadas em uma reunião virtual realizada na última quinta-feira (6), conduzida por Elisabetta Recine, e que teve o apoio da conselheira Inês Rugani, da secretária-executiva do Consea, Marília Leão, e de outros servidores da Secretaria-Executiva do conselho (SE-Consea). A partir dessa análise, as respostas foram consolidadas em um documento encaminhado à organização da COP30.
O documento expressa a voz da sociedade civil representada no Consea nesse processo: população que não está sentada à mesa de negociações com os grandes líderes, mas que está em situação de maior vulnerabilidade aos efeitos devastadores das mudanças climáticas.
O Consea reconhece a importância dessa iniciativa e busca contribuir com sua visão, que contempla a diversidade brasileira, reforçando o papel fundamental dos sistemas alimentares sustentáveis para o enfrentamento da crise climática.
Clique abaixo para acessar o documento final: