Notícias
CONSELHO DA JUVENTUDE
Reunião do Conjuve debate a mobilização pelo Plano Nacional de Juventude
Debater a mobilização pela aprovação do Plano Nacional de Juventude e a articulação das caravanas em comemoração aos 20 anos da Política Nacional de Juventude (Lei 11.129/2005). Estes são os principais temas da 63ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, nos dias 25 e 26 deste mês. O ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência, esteve presente no encontro.
Participam da reunião 36 membros titulares pela sociedade civil, seis convidados representantes de organizações nacionais e 11 titulares pelo poder público. As organizações que compõem o Conjuve são diversas e buscam representar a juventude brasileira.
O debate em torno do Plano Nacional de Juventude envolve a mobilização pela aprovação e por um orçamento que permita a sua implantação. “Esta é a principal bandeira do Conselho, a apresentação do plano ao Congresso Nacional”, afirma a presidente do Conjuve, Bruna Brelaz.
As Caravanas das Juventudes, que começaram por Fortaleza no último dia 21, têm contribuído para aproximar as juventudes do debate nacional e para ampliar o conhecimento sobre as políticas públicas para o segmento, além de formar gestores municipais. “Nós estamos aqui discutindo também como contribuir para a agendas das caravanas”, explica Bruna Brelaz.
Presente no segundo dia da reunião, o ministro Márcio Macêdo relembrou que sua trajetória política iniciou-se no movimento estudantil, o que lhe serviu de base para o seu crescimento pessoal e profissional. “A agenda da juventude é uma prioridade para mim. Nós aqui da Secretaria-Geral tratamos o tema com muita seriedade, seguindo uma diretriz do presidente Lula”, destacou.
Campeão de Juventude da COP 30 - O secretário nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Ronald Santos, destacou a importância da reunião do Conjuve. “É um conselho amplo, representativo e bastante qualificado e estamos reunidos para planejar a atuação dos movimentos sociais e pontos focais dos ministérios do governo federal em relação às atividades e programas que precisam ser consolidados junto à agenda pública nacional ao mesmo tempo em que também estamos trabalhando para que o governo possa atender os anseios da juventude brasileira”, disse.
Em sua explanação, Ronald Santos também abordou a participação da juventude na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, que será realizada em novembro, em Belém (PA). A Secretaria de Juventude em parceria com a Presidência da COP 30 no Brasil elaborou um chamamento público para a escolha do Jovem Campeão da Juventude, autoridade cuja função é garantir que as perspectivas e as vozes da juventude sejam incorporadas nas discussões e decisões globais sobre o clima.
Espaço importante - Leonardo Matheus, 28 anos, representante da Nação Hip Hop, abordou a importância da reunião do Conjuve. “Nos permite entender melhor como funciona a dinâmica do governo, que nos permite conversar com um ministro, como aconteceu comigo, onde podemos apresentar novas demandas. A juventude tem muito a dizer sobre tudo, de como a gente compreende os nossos empregos, como a gente compreende a nossa cultura, na nossa formação, como a gente compreende a tecnologia. Tudo isso é melhor valorizado quando conseguimos ter espaço como esse do Conjuve”, afirmou.