Notícias
AGENDA 2030
Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável realiza 6ª Reunião Ordinária
A Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS) realiza, em Brasília, nos dias 26 e 27 deste mês, sua 6ª Reunião Ordinária e a primeira de 2025. Participam 42 representações da sociedade civil e 42 do governo federal e entidades subnacionais, que discutem e avaliam a implantação de ações que têm contribuído para o alcance dos 17 ODS propostos pelas Nações Unidas mais o ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial, cuja criação foi proposta em setembro de 2023, pelo presidente Lula, em discurso na 78ª Assembleia da ONU.
Na abertura da reunião, nesta quarta-feira (26), o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, saudou os participantes, entre eles o professor Jessé Souza, pesquisador da realidade brasileira, convidado especial do evento. Em sua fala, o ministro lembrou que a agenda dos ODS – também conhecida como Agenda 2030 - que começou com os objetivos do milênio, é fruto da mobilização da sociedade civil. “Mesmo com o hiato de 6 anos, em passado recente, a sociedade civil segurou a iniciativa com o Relatório Luz”, afirmou o ministro.
Marcio Macêdo lembrou ainda que o resgate da agenda dos ODS pelo governo federal foi uma determinação do presidente Lula. “Mais de 80% das políticas públicas do governo federal estão de acordo com os ODS”, disse o ministro.
Bolsa-Família - Integrante da mesa de abertura, a representante da sociedade civil pelo Instituo Ecovida, Aldenora Gonzales, deu um depoimento emocionado ao lembrar que até cinco meses atrás era beneficiária do Bolsa-Família. “Consegui emergir do limite da pobreza, porque alguém acreditou em mim. Estou muito orgulhosa de estar aqui, nesta reunião tão potente da sociedade civil”, disse Aldenora Gonzales. Ela afirmou ainda que apesar dos desafios imensos para os ODS, a postura “corajosa e atrevida” da sociedade é capaz de fazer a transformação social.
O secretário-executivo da CNODS, Lavito Bacarissa, lembrou importantes resultados alcançados pela comissão desde sua retomada em 2023. “Entregamos o Relatório Nacional Voluntário 2024, o ODS 18 e agora, recentemente, o lançamento do pacto pelo desenvolvimento sustentável Meu Município pelo ODS”, contou Bacarissa.
Veja também: Meu Município pelos ODS
Aula magna - A aula magna do professor e pesquisador Jessé Souza foi o ponto alto da programação de abertura da reunião da CNODS. Ele apresentou resultados de sua pesquisa de campo, junto a populações vulneráveis. Durante 1,5 ano ele investigou as razões pelas quais as camadas populares não estão conseguindo se conectar a políticas emancipadoras.
“O contexto mundial está muito difícil”, disse o professor, para quem os acordos civilizatórios que a espécie humana conseguiu elaborar em 3 mil anos de história e convivência estão sendo colocados em cheque.
Jessé Souza também se dirigiu ao público jovem. “Vocês precisam estar antenados, porque o controle da informação e conhecimento feito pelos algoritmos está roubando a inteligência para construir um arremedo de democracia”, afirmou o pesquisador.