Notícias
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Reunião plenária do Conselho de Participação Social tem participação do ministro Márcio Macedo
- Foto: Graccho | ASCOM/SGPR
A oitava reunião do Plenário do Conselho de Participação Social da Presidência da República foi realizada entre os dias 27 e 29 de maio, no Auditório Ipê Amarelo, no Ministério do Meio Ambiente. O encontro reuniu conselheiras, conselheiros, equipes técnicas e assessorias de participação social e diversidade de diversos ministérios para debater sobre os rumos da participação social no país.
O evento começou com o primeiro Seminário do Ciclo de Debates sobre a Política Nacional de Participação Social, uma iniciativa conjunta da Comissão Temática de Política Nacional de Participação Social e da Secretaria Nacional de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República. Os painéis abordaram os paradigmas da participação social, os desafios nos territórios e o papel do Conselho e dos fóruns sociais na construção de políticas públicas.
Já no segundo dia, os conselheiros e conselheiras analisaram a conjuntura com foco na comunicação como ferramenta estratégica para a participação e o controle social. Também foram debatidos os resultados do G20 Social, destacando a importância da continuidade do processo durante a próxima Cúpula do G20 na África do Sul, e iniciadas as discussões sobre a participação social na COP 30.
O ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, participou da reunião e falou exatamente sobre a experiência bem-sucedida do G20 Social no Brasil, que promoveu a participação popular nos debates sobre temas globais como fome, mudanças climáticas e governança. Ele lembrou a construção coletiva com organizações da sociedade civil, que resultou em um documento de consenso que influenciou diretamente a cúpula oficial do G20. “O desafio agora é replicar esse modelo em futuras edições, como na África do Sul e nos EUA, e garantir espaço para a democracia participativa. Na COP30 esse será um grande desafio. Mas nós vamos construir uma solução para que as vozes das ruas cheguem até a Cúpula dos chefes de estado”, afirmou Macêdo.
O terceiro e último dia foi marcado pela apresentação da Marcha das Mulheres Negras e pela apreciação das recomendações das comissões temáticas, incluindo a minuta sobre Educação Popular nos Territórios. Também foram apresentados os trabalhos da Rede de Fiscalização do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único para Programas Sociais (CADÚNICO). O Conselho aprovou ainda uma moção de apoio à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, alvo de ataques durante sessão no Senado Federal.