Notícias
VISITA TÉCNICA
Pesquisadores de universidades públicas participam de visita técnica ao Palácio do Planalto
Pesquisadores de 18 instituições públicas de ensino superior participaram de uma visita técnica ao Palácio do Planalto e conheceram o funcionamento da Secretaria-Geral da Presidência da República, como o minsitério se relaciona com outros setores do governo federal e qual o papel da participação social nos avanços e desafios das agendas transversais, multissetoriais e participativas.
A atividade é parte do VI Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas que acontece até dia 9 de maio, na Universidade de Brasília (UnB).
O secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Participação Social, Valmor Schiochet, detalhou a missão institucional da Secretaria-Geral. “A SG faz a relação do governo federal com os movimentos sociais e as redes e organizações da sociedade civil e coordena a política de participação social junto aos ministérios e demais órgãos federais”, explicou o secretário.
Schiochet explicou o organograma da Secretaria Nacional de Participação Social, com quatro diretorias: Participação Social, Planejamento e Orçamento Participativo, Educação Popular e Participação Digital e Comunicação em Rede.
A apresentação da plataforma Brasil Participativo também foi agenda da visita. A plataforma reúne as conferências nacionais e os demais processos participativos na administração pública da União, combinando ações digitais e presenciais concorrendo para o fortalecimento à democracia participativa.
O chefe de gabinete da Secretaria-Executiva, Marcelo Fragozo, falou dos esforços do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para redesenhar e reconstruir a participação social no país. Ele explicou as iniciativas para colocar e fortalecer a participação da sociedade civil no ciclo de políticas públicas e para a articulação dessas políticas no governo federal.
Fragozo destacou a atuação da Diretoria de Diálogos Sociais voltada ao atendimento e ao tratamento das demandas e parcerias da sociedade civil. E a criação do Conselho de Participação Social da Presidência da República, composto por 68 entidades.