Notícias
ORDEM DE RIO BRANCO
Ministro e secretária-executiva da Secretaria-Geral recebem condecorações da Ordem de Rio Branco
A mais alta honraria do Estado brasileiro, a Ordem de Rio Branco, foi entregue hoje ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, no grau de Grã-Cruz e no grau de Grande Oficiala, a Kelli Mafort, secretária-executiva da SG. A honraria é definida em decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Grão-Mestre da Ordem. Ao lado deles estavam personalidades do mundo artístico, autoridades civis e militares, além, de pessoas e instituições que tenham prestado serviços ou sejam dignas de méritos excepcionais.
“Com imensa gratidão e um profundo senso de responsabilidade, recebi a mais alta honraria do Estado brasileiro, a comenda Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco. Ela representa muito mais do que um reconhecimento individual, é um símbolo da reconstrução do diálogo entre governo e sociedade, da valorização da participação popular e do compromisso com um Brasil mais justo e solidário. Compartilho essa honra com todos que acreditam na política como instrumento de transformação social. Sigo com ainda mais dedicação na missão de servir ao povo brasileiro com humildade, seriedade e trabalho”, declarou Macêdo logo após ser condecorado pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin.
A secretária-executiva da SG, Kelli Mafort também foi condecorada e recebeu a honraria no grau de Grande Oficiala e também fez questão de destacar a importância do reconhecimento do trabalho social desenvolvido por ela ao longo dos anos. "A medalha de Grande Oficiala, é um reconhecimento ao trabalho social que desenvolvo há muitos anos, mas também pela possibilidade de trazer essa vivência para a gestão, sob coordenação do ministro Márcio Macedo".
A Ordem de Rio Branco foi criada pelo então presidente da República João Goulart em 1963 e presta uma homenagem ao Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira. A Ordem é dividida em cinco classes Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. A honraria é concedida pelo Ministério das Relações Exteriores, tendo o presidente da República como Grão-Mestre.