Notícias
Diálogos InterConseas
Consea realiza a primeira reunião do ano com os Conseas Estaduais
Compartilhar informações com os Conseas Estaduais e fortalecer a atuação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) nos estados e munícipios foram os principais temas para a retomada dos “Diálogos InterConseas”, realizado pela Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Se-Consea).
A reunião, que aconteceu na quinta-feira (5) em formato online e foi uma das atividades prévias à 1ª Reunião Plenária Ordinária do mandado 2025-2027, contou com a presença de representantes dos Conseas de 17 Estados (Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins). Estiveram presentes secretárias e secretários-executivos, presidentes e vices, além de representantes do Governo Federal, da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e também a equipe técnica da Secretaria do Consea.
Na ocasião foram compartilhados os resultados de uma pesquisa realizada pela secretaria do Consea Nacional que objetivou compreender a realidade e institucionalidades dos Conseas Estaduais. O levantamento ocorreu entre os meses de março e maio e buscou conhecer diferentes aspectos contemplando itens que avaliaram desde a estrutura física, transparência, base legal e orçamento.
Representando o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o diretor de Governança do Sisan, Élcio Magalhães, definiu como fundamental o processo de diálogo entre os Conseas Estaduais e o Consea Nacional para o fortalecimento do controle social e também para a ampliação do Sisan nos municípios. Ele relatou um intenso movimento de busca de informações e pedidos de formação pela sociedade civil. “É fundamental que exista esse processo conjunto nesse movimento de crescimento para fortalecer os processos, os laços institucionais e fazer com que as políticas cheguem na população”, declarou.
Marília Leão, Secretária-Executiva do Consea, informou que o conselho exerce o papel fundamental de mediação das relações entre a sociedade civil e o Governo Federal, mas que a voz que deve prevalecer é a da sociedade civil e afirmou: “É preciso acreditar na participação social e abrir os espaços. É isso que a gente está aqui para fazer”.
A secretária finalizou a reunião agradecendo a presença de todos os participantes e reforçando a importância do encontro para o fortalecimento do Sisan a nível nacional. “Estávamos precisando retomar esse diálogo, temos muito a fazer e precisamos aprimorar nossos canais de debate”, concluiu.
Thatiana Fávaro, Coordenadora-Geral de Articulação Federativa do SISAN da Secretária-Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome – SECF/MDS, destacou a importância do trabalho em conjunto dos diferentes níveis de governo para possibilitar a ampliação do Sisan no âmbito nacional. “É muito importante a mobilização dos Conseas municipais e estaduais, não podemos esperar só as iniciativas da Caisan ou do Consea Nacional. Esse processo envolve a todos e essa construção possibilita a ampliação do Sisan”, declarou.
Elaine Pasquim, Coordenadora-Geral do Consea, reiterou a importância do encontro “ A ideia é estreitar os laços identificando dificuldades e dando apoio para fortalecer os Conseas”.
Os representantes de cada conselho tiveram a oportunidade de se manifestar, onde compartilharam as particularidades de cada Consea apresentando os projetos exitosos de seus Estados além de expor os desafios enfrentados na manutenção das suas atividades.