Notícias
COP 30
Plenária da Juventude no Bioma Cerrado reúne 150 participantes
Mais de 150 jovens participaram da Plenária da Juventude no Bioma Cerrado, realizada dias 7 e 8 de julho em Luziânia (GO). Durante o evento foram eleitos os dois representantes do bioma para irem à COP 30 – Conferência do Clima da ONU.
A ação é promovida pela Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), e pelo Conselho Nacional de Juventude, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Champion de Juventude da COP30.
A iniciativa visa aproximar as juventudes brasileiras sobre a temática e os processos da COP30, que será sediada em Belém (PA), em novembro deste ano.
“Queremos ampliar a vozes da juventude brasileira para fortalecer as discussões climáticas a partir de uma visão dos territórios, das realidades diversas que são afetadas pelas consequências das mudanças climáticas, e também amplificar as potencialidades que esses jovens constroem cotidianamente”, afirma o Secretário Nacional de Juventude, Ronald Sorriso.
Para o Diretor de Articulação e Fomento de Programas e Projetos de Juventude da SNJ, Guilherme Barbosa, em Luziânia foi possível avaliar de perto o acerto da iniciativa, ao ver a diversidade de jovens participando de debates qualificados sobre suas vivências e realidades no território. “Foram produzidas formulações interessantíssimas para levarmos para as discussões mundiais na COP 30”, afirma o diretor.

- Lorena Mathyê - representante eleita
Eleitos – A plenária do bioma cerrado elegeu, com 108 votos, dois representantes para ir à COP 30. A jovem Lorena Mathyê, de 16 anos, moradora de Luiziânia, é estudante do 2º ano do ensino médio e faz parte do Grêmio do Instituto Federal de Goiás. “Quero dar visibilidade e voz dos jovens do ensino médio do cerrado e de Luiziânia nas discussões climáticas”, afirma Lorena.

- Daniel Ildefonso, representante eleito. Foto: Arquivo.
O segundo representante eleito é o estudante universitário Daniel Ildefonso, de 19 anos, diretor do Centro Acadêmico de gestão de políticas públicas da UnB e morador do bairro do Cruzeiro, em Brasília. “Quero levar para COP 30 às discussões sobre as saúde dos jovens do cerrado, impactados pelos efeitos das mudanças climáticas”, afirma Daniel.
Seis plenárias – Serão realizadas plenárias em cada um dos biomas brasileiros, totalizando seis encontros, com participação ativa de jovens, organizações de juventude, especialistas e representantes de diferentes setores.
O objetivo principal da iniciativa é realizar um processo de formação, escuta e mobilização das juventudes em todos os biomas brasileiros sobre a COP30 a partir das realidades loais.
Cada plenária será realizada em dois dias, com painéis, debates em grupos, apresentação das discussões e visita ao bioma local. Além disso, em cada bioma serão escolhidos dois jovens que irão participara da COP 30 em Belém.
Confira o cronograma:
- Cerrado: 07 e 08 de julho, no Centro de Cultura e Convenções - R. do Comércio, 750 - Centro, Luziânia/GO.
- Pampa: 14 e 15 de julho, no Auditório do Sicredi - Avenida Dom Joaquim, 1087 - Centro, Pelotas/RS.
- Mata Atlântica: 04 e 05 de agosto, no Centro de Referência das Juventudes – CRJ, Rua Guaicurus, 50 – Centro, Belo Horizonte/MG.
- Caatinga: Pernambuco - data a definir.
- Pantanal: 07 de agosto - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS - Complexo R. Ufms, 715 - Vila Olinda, Campo Grande/MS; 08 de agosto - Bioparque Pantanal - Avenida Afonso Pena, 6277 - Chácara Cachoeira, Campo Grande/MS.
- Amazônia: 19 e 20 de Agosto - Macapá/AP.