Notícias
REUNIÃO DE ALINHAMENTO
Diálogos InterConseas: realizada 2ª reunião com Conseas Estaduais
Foi realizada a segunda edição dos Diálogos InterConseas, na manhã desta terça-feira (29), em formato online. O encontro teve como principais objetivos: apresentar a programação da 2ª Reunião Plenária Ordinária do Consea, que será realizada nos dias 5 e 6 de agosto, no Palácio do Planalto, em Brasília; preparar a pauta da Comissão de Presidentes dos Conseas Estaduais e dar informes sobre os Encontros Regionais do Sisan.
A reunião foi conduzida pela presidenta do Consea, Elisabetta Recine, e contou com a presença de presidentes/presidentas e servidores dos Conseas dos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Tocantins. Também participaram da reunião a secretária executiva do Consea, Marília Leão e integrantes da Assessoria da Secretaria Executiva do conselho.
Durante o encontro, os participantes celebraram a importante conquista da saída do país do Mapa da Fome, conforme divulgado no relatório da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura). A presidenta Elisabetta Recine destacou a importância do anúncio para todos que trabalham em prol da busca por segurança alimentar e nutricional no Brasil. “Esse é o sinal de que o país está caminhando para o lugar certo. Não invalida nenhum dos desafios que nós temos, nenhuma das lacunas que nós identificamos, mas esses resultados afirmam que estamos caminhando e isso é muito recompensador e nos coloca em um desafio muito maior: nós saímos do Mapa da Fome e não vamos mais voltar, esse é o nosso compromisso”, afirmou.
Na sequência, os integrantes dos Conseas Estaduais apresentaram suas contribuições e aprovaram a pauta sugerida para a próxima reunião da Comissão dos Presidentes dos Conseas Estaduais (CPCE).
Ao encerrar o encontro, Marília Leão, secretária executiva do Consea, reiterou a importância do trabalho coletivo que resultou na saída do Brasil do Mapa da Fome. “O anúncio que o Brasil saiu do Mapa da Fome nos mobiliza muito, nos anima e comprova que estamos no caminho certo. Acreditamos no Sisan, trabalhamos pelo Direito Humano à Alimentação no Brasil e a resposta está aí, esse é o caminho certo”, concluiu.