Notícias
JUVENTUDES
Juventude do Mercosul avança em agenda regional de direitos e sustentabilidade em Brasília
- Foto: Divulgação
Representantes de governos e organismos internacionais estiveram reunidos em Brasília para a 26ª Reunião Especializada de Juventude (REJ) do MERCOSUL. O encontro, liderado pela Presidência Pro Témpore Brasileira (PPTB), reafirmou o papel do bloco como espaço de coordenação de políticas públicas voltadas às juventudes e de diálogo com a sociedade civil.
A reunião contou com a participação das delegações de Brasil, Paraguai e Uruguai, além da Bolívia (remotamente). Como Estados Associados, participaram Chile, Colômbia Peru e Panamá. Também integraram os debates representantes do PARLASUR, do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE), do Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Juventude (FONAJUVE) e do Organismo Iberoamericano de Juventude (OIJ).
Eixos Estratégicos e Resultados
As discussões foram estruturadas em torno de desafios contemporâneos enfrentados pela população jovem na região. Entre os principais resultados alcançados, destacam-se:
Trabalho e Emprego: O bloco focará na criação de programas piloto de inserção laboral e no fortalecimento da capacitação profissional, com atenção especial à redução de brechas de gênero e apoio ao empreendedorismo juvenil. O Chile apresentou propostas para unificação de subsídios ao emprego, enquanto a Bolívia sugeriu a criação de rodadas comerciais específicas para jovens.
Saúde Mental: Reconhecida como prioridade máxima, as delegações pactuaram a criação de um grupo técnico regional e a inclusão de módulos de saúde mental nas pesquisas nacionais de juventude. Programas como o "Ni Silencio Ni Tabú" (Uruguai) e a "Línea 147" (Panamá) serviram de referência para futuras campanhas conjuntas.
Combate ao Racismo e Igualdade de Gênero: Foi proposta a criação de um Observatório Regional Antirracista para monitorar a inclusão de jovens negros, indígenas e LGBTQIA+. O Brasil liderou o debate sobre paridade de gênero e propôs uma política de proteção e contra a violência contra mulheres jovens.
Mudanças Climáticas: O Peru e a Bolívia destacaram a vulnerabilidade da região, resultando na proposta de um mecanismo regional de participação juvenil na governança climática e na promoção de redes de justiça ambiental.
Monitoramento e Futuro
Para garantir a efetividade das decisões, a REJ estabeleceu a necessidade de um plano de implementação integrado, com metas e cronogramas claros, além de mecanismos permanentes de monitoramento das ações no âmbito do MERCOSUL.
O encerramento da XXVI Reunião Especializada de Juventude marca também a conclusão dos trabalhos realizados sob a Presidência Pro Témpore do Brasil (PPTB) no segundo semestre de 2025. Durante o encontro, a delegação brasileira expressou agradecimento pelo apoio técnico recebido para a consolidação de uma agenda regional robusta.
A partir de agora, o Paraguai assumirá a Presidência Pro Témpore (PPTP) do bloco para o primeiro semestre de 2026.