Notícias
GOVERNO DO BRASIL NA RUA
Governo do Brasil na Rua amplia acesso a serviços públicos em Heliópolis
A segunda edição do Governo do Brasil na Rua, realizada na favela de Heliópolis, em São Paulo, aproximou serviços essenciais da população e garantiu atendimento rápido e humanizado, sem a necessidade de longos deslocamentos.
Morador da comunidade, José Natalino Pereira, de 57 anos, foi atendido pelo INSS para cadastrar a senha provisória da Conta gov.br, necessária para acessar informações sobre aposentadoria. Com dificuldades para realizar o cadastro sozinho, ele encontrou na ação a orientação de que precisava.
“Foi muito bom. Eu estava precisando resolver esse problema. Não conseguia fazer o cadastro. Falar com a pessoa é bem melhor para entender. O atendimento foi muito bom, um trabalho bom dessa ação”, relatou.
Também moradora de Heliópolis, Luiza Helena de Andrade dos Santos, de 55 anos, ficou sabendo da iniciativa por diferentes canais: pelo grupo de WhatsApp de pilates do qual participa, pelo carro de som que passou pela comunidade e pelas redes sociais, como o Facebook. Ela procurou o atendimento do INSS em busca de informações sobre o LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social).
“É muito difícil. A gente não consegue agendar as coisas com rapidez. Aqui, no INSS, a informação que eu precisava veio bem rápido”, afirmou.
Após o atendimento previdenciário, Luiza Helena também utilizou os serviços do Saúde Bucal Até Você, oferecidos durante a ação. “Fiz tudo do lado da minha casa. O atendimento foi muito bom. Não tenho do que reclamar. Todo mundo está de parabéns”, completou.
Outra moradora de Heliópolis, a professora de Língua Portuguesa Ivone dos Anjos, saiu emocionada do atendimento de saúde bucal. “Agora posso sorrir mostrando os dentes, à vontade. Eu ficava de boca fechada”, contou, acompanhada de um largo sorriso. Ela consertou o dente da frente, que estava quebrado. “Sou professora e não posso ficar calada. Estou muito feliz. O atendimento é excelente, perfeito.”
A ação também contemplou o cuidado com os animais de estimação. Maria Eduarda Ribeiro Brito, de 20 anos, moradora do bairro Sacomã, foi a primeira a ser atendida pelo SinPatinhas. Ela levou a cachorrinha Mel, chamada carinhosamente de “amorzinho”. No local, Mel recebeu a vacina antirrábica, fez o registro e passou pela microchipagem, com a implantação de um microchip subcutâneo associado aos dados da tutora.
“Eu fico mais tranquila, porque ela já fugiu umas três vezes. Meu coração fica aliviado em saber que ela tomou a vacina antirrábica. Tenho muito medo de ela sofrer”, contou Maria Eduarda.
Mel é cega em decorrência de uma úlcera, o que torna os cuidados ainda mais delicados. “Ela é o xodó da casa”, disse a jovem. A emoção ficou evidente ao receber o registro da cachorrinha. “É uma sensação de alívio”, resumiu.
Quem também aproveitou os serviços foi o coordenador do escritório do Ministério da Cultura em São Paulo, Alessandro Azevedo, de 57 anos. Ele atualizou o cartão de vacinação e tomou quatro doses que estavam em atraso. “O atendimento é excelente. Tenho um pouco de medo, mas os profissionais são muito atenciosos”, afirmou.
Pilates na Quebrada promove saúde e bem-estar em Heliópolis
Quem passou pela Ação da Cidadania do Governo do Brasil na Rua não teve acesso apenas a serviços públicos, mas também participou de atividades voltadas à promoção da saúde. Uma delas foi o Pilates na Quebrada, que levou aos moradores a conexão entre corpo e mente por meio de exercícios que fortalecem o core, estimulam o controle postural e a respiração consciente.
A atividade foi conduzida pela professora Bruna Fernanda, profissional de Educação Física e mestre em Ciências da Saúde, e envolveu pessoas de todas as idades. Até o Zé Gotinha entrou na aula.
“Foi muito bom participar dessa ação do governo federal. O nosso pilates é ofertado dentro da comunidade de Heliópolis, de forma gratuita e com acesso para todas as idades. Foi muito bom ver todo mundo se exercitando, trabalhando corpo e mente ao mesmo tempo. É gratificante saber que a saúde pode chegar a todas as pessoas”, afirmou a professora.
Serviços ofertados em Heliópolis
Cães e gatos
Por meio do SinPatinhas, os moradores tiveram acesso à emissão do RG Animal, à microchipagem e à vacinação de cães e gatos, fortalecendo o cuidado, a proteção e o bem-estar dos animais domésticos.
Saúde
A ação ofereceu atendimento odontológico, com consultas, procedimentos e entrega de escovas e pastas de dente. Também foram aplicadas vacinas dos calendários oficiais, como Hepatite B, Influenza, Covid-19, Febre Amarela, SCR (sarampo, caxumba e rubéola) e Varicela (catapora), para todas as idades.
Perícias do INSS
Foram realizados atendimentos e orientações sobre benefícios e serviços previdenciários, com encaminhamento para perícia médica, o que facilitou o acesso aos direitos dos segurados.
Juventude
Foi realizada a emissão da ID Jovem, carteira que garantiu meia-entrada em eventos culturais e esportivos e gratuidade ou desconto no transporte interestadual.
Negociação de dívidas
O público teve acesso à renegociação de dívidas, a atendimentos e orientações financeiras, além do Reforma Casa Brasil, programa que ofereceu condições facilitadas para a reforma de imóveis.
Ministério da Cultura
O ministério realizou orientações sobre o Programa Nacional dos Comitês de Cultura e promoveu atividades culturais, com apresentações de palhaço, Guarda-chuva Literário e DJ, ampliando o acesso à cultura no território.
Abertura
A segunda edição do Governo do Brasil na Rua, em Heliópolis, contou com a presença do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, que fez a abertura do evento. Também participaram o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; a vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Inês Magalhães; a secretária nacional de Juventude, Vitória Genuíno; e o diretor de Participação Social da Secretaria Nacional de Participação Social, Raimundo Bonfim.
O evento reuniu ainda deputados e deputadas federais e estaduais, vereadores e representantes de movimentos sociais, reforçando o caráter participativo da iniciativa e o diálogo direto entre o governo e a população do território.