Notícias
POLÍTICAS DE JUVENTUDE
Sessão solene na Câmara celebra conquistas e luta por direitos das juventudes
Com um plenário lotado, especialmente de jovens e adolescentes de escolas do Distrito Federal, foi realizada nesta segunda-feira (11) a sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem ao Dia Internacional da Juventude e aos 20 anos da Política Nacional de Juventude. O evento coincidiu também com o Dia do Estudante.
Parlamentares, representantes de alunos, de entidades estudantis e de instituições internacionais como a Organização Internacional da Juventude (OIJ) e Fundo de População das Nações Unidas, se revezaram na tribuna da Câmara, espaço habitualmente ocupados pelos deputados federais durante as sessões.
Brasil conta com 49 milhões de jovens, maior percentual já registrado pelo censo
A solenidade foi aberta pelo deputado federal Júlio César Ribeiro (Republicanos-DF), que juntamente com deputada Dandara (PT-MG) e o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), foi um dos requerentes da sessão solene. A iniciativa contou também com o apoio da Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Nacional de Juventude (SNJ), do Conselho Nacional de Juventude e da Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude.
IDs Jovens ativas são agora 1,2 milhão contra 300 mil em 2022
“Com esta semente (homenagem) queremos plantar uma semente poderosa. A de que o futuro não pertence apenas ao amanhã, ele acontece no agora, na força que pulsa nos sonhos, no talento e no protagonismo de cada jovem presente”, afirmou o parlamentar.
A deputada Dandara seguiu nesse tom ao falar da potência da juventude. “Essa história de que a juventude é o futuro precisa ser repensada, porque nós somos o presente que organiza as lutas e vitórias deste tempo histórico”, afirmou a parlamentar mineira.
“O governo do presidente Lula tem investido mais de R$ 15 bilhões em políticas públicas de juventude"
Bianca Borges, presidenta da União Nacional dos Estudantes, lembrou que a data de 11 de agosto marca não só o Dia do Estudante, mas também a fundação dos primeiros cursos universitários do país e os 88 anos da UNE. Ela reafirmou a importância do movimento estudantil nas conquistas para a educação, como mais vagas nas universidades e políticas para permanência dos alunos. “E nos dias de hoje seguimos hasteando as bandeiras do nosso tempo”, disse a presidenta da UNE.
A mesa da sessão solene foi composta pelos deputados Dandara (presidente) e Ricardo Ayres, pelo secretário nacional de Juventude, Ronald Sorriso, pela presidenta do Conjuve, Bruna Belaz, pela presidenta da União Nacional dos Estudantes, Bianca Borges, e pela representante da UNFPA, Florbela Fernandes. Os deputados federais Erika Kokay (PT-DF) e Reginaldo Veras (Federação PT-PCdoB-PV), e a senadora Leila do Vôlei (PDT-DF) também participaram da sessão e falaram da tribuna da Câmara sobre a força e a necessidade do protagonismo dos jovens.
No encerramento da solenidade, o secretário nacional de Juventude, Ronald Sorriso, lembrou que o Brasil atualmente conta com 49 milhões de pessoas jovens, de acordo com o censo de 2022, “maior percentual já registrado em qualquer censo”. Recuperou o histórico de criação da Política Nacional de Juventude, na primeira gestão do presidente Lula, em 2005, dando origem à SNJ, Conjuve e ao programa Pró-Jovem.
“O momento agora é de aprovar o Plano Nacional de Juventude, que em breve chegará para apreciação do Congresso”, disse o secretário. Ele também apresentou resultados recentes de políticas públicas derivadas da política nacional estruturante da juventude, como o ID Jovem. “Em 2022 eram pouco mais de 300 mil IDs Jovens Ativas, agora são 1,2 milhão”, contou Ronald Sorriso.
“O governo do presidente Lula tem investido mais de R$ 15 bilhões em políticas públicas de juventude, como o Pé de Meia e a Política Nacional de Sucessão Rural. Portanto temos disposição no governo federal e aqui nesse parlamento para avançar nos direitos das juventudes”, afirmou Sorriso.