Notícias
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Enviados Especiais da COP30 participam da 2ª Reunião Plenária Ordinária do Consea
- Foto: DIVULGAÇÃO
A 2ª Reunião Plenária Ordinária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – Consea, realizada nos dias 05 e 06 de agosto, teve a presença de dois dos enviados especiais da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30): Janja Lula da Silva, enviada para as Mulheres e Paulo Petersen enviado especial para Agricultura Familiar.
O Brasil terá 30 enviados especiais com a missão promover o engajamento de setores da sociedade civil e atuar como interlocutores junto à presidência do evento. Essa abordagem é inovadora visa integrar múltiplos atores no processo decisório da COP30.
Durante a reunião, Janja compartilhou suas expectativas para a realização COP 30, que ocorrerá em novembro, em Belém (PA). “Essa será a COP mais importante da história desse planeta. Vamos levar a voz da Amazônia, a voz das comunidades, dos povos tradicionais, dos quilombolas, das mulheres. Vamos levar todas essas vozes para dentro da COP, em Belém”, declarou.
Janja recebeu das mãos da conselheira Ieda Leal, representante do Movimento Negro Unificado (MNU), uma muda de baobá com a missão de entregá-la ao Presidente Lula, como presente das conselheiras e conselheiros do Consea a fim de simbolizar a sua trajetória política de resistência, realização e a fortaleza do seu governo na luta por um Brasil mais justo e sem fome.
“O Baobá é uma árvore nativa da África, conhecido como "árvore da vida”, de forte simbolismo para o povo negro e comunidades tradicionais pois é uma árvore longeva, monumental e resistente a adversidades do clima”, explicou Ieda. A entrega também simboliza a celebração dos 47 anos do MNU.
Paulo Petersen, membro da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO), destacou a importância da Agricultura Familiar fazer parte dos debates da COP30 e agradeceu pela inclusão de um enviado especial para falar sobre o tema. “Posicionar a agricultura familiar em toda a sua diversidade foi uma conquista brasileira e trazer isso para a agenda da COP30 é fundamental”, ressaltou.
A presença dos enviados especiais na 2ª Reunião Plenária Ordinária do Consea, reflete o compromisso do conselho em partilhar com a sociedade civil os esforços que estão sendo realizados para levar debates importantes para a COP30 que tenham como finalidade a busca por mais justiça social.