Notícias
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Conselho de Participação Social iniciou nesta segunda-feira sua 9ª reunião plenária
Teve início nesta segunda-feira (11) a 9ª Reunião do Plenário do Conselho de Participação Social (CPS) da Presidência da República, que ocorre no auditório do Palácio do Planalto. Com uma programação que se estende até o dia 12 de agosto, o evento reúne conselheiros, assessorias de Participação Social e Diversidade, e equipe técnica, com atividades ao longo dos dois dias.
A abertura oficial contou com a presença de importantes autoridades que destacaram a relevância do CPS para a democracia e a sociedade. O secretário nacional de Participação Social, Renato Simões, o secretário-executivo adjunto da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), Usiel Rios, e a representante da Coordenação-Executiva do Conselho de Participação Social, Sonia Coelho, estiveram presentes e deram as boas-vindas aos participantes.
“Este é um período de muita efervescência de ideias, onde a constituição do Conselho, seja diretamente nesses dois primeiros dias, seja através da sua participação no Fórum Interconselhos, vai ser muito importante”, destacou Renato Simões.
O secretário-executivo, Usiel Rios, também fez um chamado à participação: “Acho que é preciso uma maior motivação para as as organizações participarem mais efetivamente desse Conselho, enxergando a sua importância no assessoramento ao nosso presidente da República, com a apresentação de propostas de de políticas públicas e um um apoio mais efetivo ao presidente”.
Após a cerimônia de abertura, os representantes dos movimentos sociais presentes seguiram com as reuniões das Comissões Temáticas e com um debate sobre a Participação Social na COP 30. Este primeiro dia de atividades reforça a importância do engajamento social em pautas cruciais para o país, preparando o terreno para as análises e encaminhamentos previstos para o segundo dia de reunião.
Nesta terça-feira (12), o evento terá a presença dos ministros Márcio Macêdo (SGPR) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e da ministra substituta das Mulheres, Eutália Naves.