Notícias
PGD
Programa de Gestão e Desempenho será ampliado na Secretaria Nacional de Participação Social
Ciclo de funcionamento do PGD
A Secretaria Nacional de Participação Social (SNPS) vai ampliar o Programa de Gestão e Desempenho (PGD). Autorizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República e instituído pela portaria SNPS/SG 01/24, o programa está implantado atualmente na Diretoria de Participação Digital e Comunicação em Rede. Para ampliar às outras três diretorias e no gabinete da secretaria será feita uma avaliação dos resultados dessa primeira experiência.
Representantes da Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGEP) da Secretaria de Administração da Presidência da República apresentaram detalhes do programa em reunião com a equipe do gabinete da SNPS nesta quarta-feira (24). A DIGEP realiza oficinas para apresentar o conceito e os instrumentos do PGD, fornecendo apoio para a construção dos planos de entrega e planos de trabalho - partes integrantes do programa.
O PGD é um programa indutor de melhoria de desempenho institucional no serviço público, com foco na vinculação entre o trabalho dos servidores e as entregas das unidades. Ele pode ser executado nas modalidades presencial ou teletrabalho, neste caso parcial ou integral. A partir do plano de entrega da unidade, os servidores elaboram os planos de trabalho que necessitam de aprovação das chefias imediatas. A unidade de execução determinará se as entregas serão efetivadas no ambiente de trabalho ou à distância no intuito de contribuir para a melhor produtividade da administração pública.
O secretário nacional de Participação Social, Renato Simões, expôs as atividades da SNPS e as características de atuação e gestão. “Nós estamos caminhando até o PGD no conjunto da secretaria. A gente tem um corpo de servidores e de servidoras que é muito comprometido politicamente com as entregas da secretaria”, afirmou.
Segundo Simões, o desafio da Secretaria Nacional de Participação Social é compatibilizar o planejamento estratégico elaborado pela equipe com o PGD. A ideia é adotar a mesma individualização dos servidores conforme as suas atribuições. “No planejamento tem um conjunto de ações. É preciso compatibilizar o planejamento estratégico da secretaria com o PGD para que os participantes possam ter um plano de trabalho equilibrado”, explicou.