Notícias
CONTAG
Marco histórico - CONTAG elege a primeira mulher para ocupar o cargo de presidente da instituição
Secretária-Executiva Marília Leão e o assessor técnico Alfredo Pereira representando o Consea no 14º Congresso da CONTAG - Foto: Dayhane Chaves | CONSEA
A Confederação Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) realizou a eleição de seus novos dirigentes na última quinta-feira (3) durante as atividades do 14º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (14º CNTTR) ocorrido no município de Luziânia (GO). O pleito resultou em um momento histórico - Vânia Marques foi a primeira mulher eleita como presidente da CONTAG em mais de 60 anos de história da Confederação. A Secretária-Executiva Marília Leão e o assessor técnico Alfredo Pereira do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), representaram a instituição na cerimônia de abertura.
Na ocasião, foi estabelecida a nova Diretoria, Conselho Fiscal e Suplentes da CONTAG para a gestão 2025-2029. A chapa unitária “Unidade e Empoderamento: Fortalecendo a Agricultura Familiar” obteve 1.338 votos representando um percentual de 96,6% dos votos válidos. Vânia Marques Pinto é agricultora familiar, formada em Pedagogia da Terra e Mestra em Educação do Campo. Atualmente, desempenhava a função de secretária de Política Agrícola na Confederação.
Vânia Marques recebe a missão de ser a primeira mulher exercendo o comando da instituição com muito entusiasmo. “Estou confiante de que esse projeto não é só meu é um projeto coletivo onde represento várias outras mulheres e pretendo construir coletivamente”. Afirmou. Ela reitera a importância da união das mulheres agricultoras nesse processo que culminou em sua vitória. “Uma frase que eu gosto de dizer é: eu sou porque nós somos.
A dirigente também ressaltou a importância do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Vânia relatou o quão prejudicial foi o período em que o Conselho esteve desativado. “Quando o Consea foi extinto nós vimos os números alarmantes que a população brasileira foi submetida a uma fragilidade na alimentação voltando inclusive ao mapa da fome”, declarou.
Vânia Marques ratificou a relevância da Confederação integrar o Conselho. “A participação da CONTAG dentro do Consea é fundamental. Nós representamos a agricultura familiar, estamos em quase quatro mil municípios e temos a responsabilidade de discutir com muita seriedade as pautas que são trazidas para dentro do Consea a exemplo das políticas públicas que garantem a segurança e a soberania alimentar” finalizou.
Juntamente com Maria José Morais, Vânia Marques foi conselheira do Consea no mandato 2023-2025. Ambas estão indicadas para representar a CONTAG no próximo mandato que terá início após a apreciação e nomeação das (os) novas (os) conselheiras/os pelo Presidente da República.