Notícias
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Secretaria-Geral e Unicef iniciam discussões para assegurar participação social da juventude na COP 30
- Foto: Graccho | ASCOM/SGPR
A Secretaria-Geral da Presidência e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realizaram, nesta terça-feira, 18, uma reunião de trabalho para discutir a participação da juventude na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 30), que ocorrerá em novembro, em Belém (PA). O ministro Márcio Macedo recebeu o representante do Unicef no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil, para tratar da construção de um marco de cooperação que assegure a iniciativa.
"Tivemos hoje uma reunião bastante produtiva, para tratarmos da participação social da juventude na COP 30. É uma preocupação do governo federal, das entidades de juventude e do Unicef de assegurar a participação dos jovens, sobretudo daqueles que não têm condição financeira, na COP 30. Demos hoje um passo e vamos trabalhar na formatação do melhor modelo para tornar esta ideia uma realidade”, explicou o ministro.
De acordo com Márcio, uma das possibilidades é incluir os jovens nos debates sobre a COP e assim montar uma delegação de juventude para participar diretamente da conferência. “Em breve, já teremos um plano de trabalho pronto para incluir a juventude na COP 30”, afirmou.
Na reunião, ficou definido que a Secretaria-Geral, através da Secretaria Nacional de Juventude, e o Unicef irão trabalhar para o estabelecimento de um marco de cooperação para o desenvolvimento de ações voltadas aos direitos de adolescentes e jovens, a partir dos instrumentos internacionais de direitos humanos e mais especificamente no escopo do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Juventude. Assim, o marco inicial desta ação será a participação na COP 30.
"O Unicef trabalha com cinco pautas no Brasil - a saúde, a educação, a proteção das crianças e adolescentes de todo tipo de exploração, água e saneamento e a proteção social. E também atuamos na estratégia que envolve adolescentes e jovens. Temos, assim, um compromisso com o Plano Nacional de Juventude, com a inclusão das juventudes dos biomas brasileiros na COP 30”, explicou Youssouf Abdel-Jelil.
Da mesma forma, o secretário nacional de Juventude, Ronald Santos, afirmou que “o Unicef é um parceiro da juventude e tem trabalhado com a Secretaria Nacional de Juventude em pautas importantes, de modo que esta possibilidade de construção de uma ação maior conjunta é extremamente positiva e abre uma perspectiva muito favorável para os jovens”.
O entendimento entre Secretaria-Geral e Unicef também foi comemorado pela presidente do Conselho Nacional de Juventude, Bruna Brelaz. “É uma construção com participação social, assim como foi no G20 Social. Então, a gente celebra esta iniciativa, uma vez que o governo, a Secretaria-Geral e o Unicef estão criando as condições para que a juventude seja ouvida na COP 30”, disse.