Notícias
JUVENTUDE
Brasil assume presidência do Conselho de Juventude do Brics
- Foto: Divulgação SNJ
Em 17 de dezembro, a Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República participou da última reunião ordinária do Conselho de Juventude do BRICS, que foi conduzida pela Agência Federal para Assuntos de Juventude da Federação da Rússia.
O Conselho de Juventude do BRICS foi criado na IX Cúpula de Juventude do BRICS, realizada na África do Sul em 2023, tendo sido implantado a partir das reuniões ordinárias na presidência da Rússia agora em 2024 e consolidado suas proposições na X Cúpula de Juventude do BRICS.
Foi apresentado pela SNJ/SG, que um dos objetivos da condução da presidência do bloco na agenda de juventude é promover a institucionalização da discussão juvenil nos BRICS, propor a atualização do Memorando de Entendimento sobre a Juventude entre países, incluindo novos membros, e sobretudo, incluir os jovens nas discussões sobre desenvolvimento, industrialização, sustentabilidade e governação global.
É também uma das metas da Secretaria no bloco, atualizar os temas prioritários para discussão dos jovens no BRICS e trabalhar no avanço de propostas de financiamento comum para a juventude políticas, principalmente baseadas em expandir o intercâmbio de boas práticas nas políticas de juventude.
Foi apresentado que a XI Cúpula de Juventude do BRICS no Brasil será de 09 a 10 de junho de 2025, em Brasília–DF, onde serão trabalhados nos grupos de trabalhos os seguintes temas:
7. Juventude, ambiente e sustentabilidade.
Acontecerão também seminários regionais no Brasil, entre os meses de abril e maio.
Esta cúpula também será uma oportunidade para envolver os países parceiros, aprovados na última XVI Reunião da Cúpula do BRICS.
De 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2025, o Brasil exercerá a presidência rotativa do BRICS, sob o lema “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”.