Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Secretaria-Geral
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Composição
    • Ministro
    • Assistência direta ao Ministro
      • Secretaria-Executiva
      • Gabinete do Ministro
      • Consultoria Jurídica
      • Assessoria Especial
      • Assessoria Especial de Comunicação Social
      • Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos
      • Assessoria Especial de Economia Solidária
      • Assessoria Especial de Assuntos Internacionais
    • Órgãos específicos singulares
      • Secretaria Nacional de Participação Social
      • Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas
      • Secretaria Nacional de Juventude
      • Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais
    • Órgãos Colegiados
      • Secretaria-Executiva da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
      • Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Fomento e Colaboração
      • Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
      • Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Juventude
      • Secretaria-Executiva da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • Principais Cargos e Respectivos Ocupantes
      • Currículos Pessoais
      • Perfil Profissional
      • Atos Normativos
      • Agenda de Autoridades
      • Agenda de Autoridades Anteriores
    • Ações e Programas
      • Carta de Serviços
      • Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
      • Concessões de Recursos Financeiros ou Renúncias de Receitas
      • Governança
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas e Desclassificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
  • Assuntos
    • Caravana Interministerial
    • COP 30
    • Cúpula de G20 Social
    • Diálogos Amazônicos
    • Juventude
    • Mercosul Social
    • Parcerias com a Sociedade Civil
    • PPA Participativo
    • Pró-Catadores
  • Conselhos e Comissões
    • CIISC
    • CONFOCO
    • Consea
    • Conselho de Participação Social
    • CNAPO
    • CNODS
    • CNPD
    • Conselho Federal de Participação Social da Bacia do Rio Doce
  • Centrais de Conteúdo
  • Canais de Atendimento
    • Área de imprensa
    • Ouvidoria
    • Fale Conosco
  • Peticionamento Eletrônico – Usuário Externo
  • Termo de uso e Política de Privacidade
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Flickr
  • Twitter
Você está aqui: Página Inicial Notícias 2024 AGOSTO Os desafios e potencialidades da participação da População Negra, Povos Indígenas e Povos e Comunidades Tradicionais no PNAE
Info

Notícias

SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Os desafios e potencialidades da participação da População Negra, Povos Indígenas e Povos e Comunidades Tradicionais no PNAE

Plenária do Consea discute o tema por uma abordagem antirracista com a apresentação de aprendizados e perspectivas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 08/08/2024 17h55 Atualizado em 20/03/2025 14h27 ASCOM/SGPR
FOTO CONSEA

- Foto: CONSEA

“Por uma abordagem antirracista para os desafios e potencialidades da participação de da População Negra, Povos Indígenas e Povos e Comunidades Tradicionais no PNAE”. O tema também integrou a programação da 4ª Plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) de 2024, que aconteceu  em Brasília nos dias 6 e 7 de agosto.

Edgar Moura, conselheiro do Consea e representante dos Agentes de Pastoral Negros, moderou as discussões sobre aprendizados e perspectivas a partir das experiências de comercialização com o PNAE.

 O presidente da Associação da Comunidade Negra Rural Quilombola de São Miguel (MS), o agricultor Jorge Henrique, contou a experiência de como é a adequação da produção para conseguir fornecer os alimentos para o PNAE e as estratégias utilizadas na área de gestão para o atendimento das chamadas públicas. Segundo ele, resiliência e criatividade têm sido as palavras de ordem. “Conversamos com as merendeiras, investimos em inovação e criamos o nosso macarrão, o macarrão quilombola. Atualmente, já realizamos 10 entregas para este ano, quase 120 quilos da nossa massa, produzida pelas nossas mulheres quilombolas”.

Para Eliete Cunha Damião, da Associação de Pescadoras e Pescadores de Remanso (APPR), a venda do peixe para as escolas também não foi fácil. “As merendeiras reclamavam do cheiro forte da carne. Fomos para as cozinhas, elaboramos receitas que já agradaram os alunos na primeira semana experimental. Com o cardápio ajustado, chegamos a vender quase cinco mil quilos e ficamos conhecidas como “as mulheres do peixe””, contou.

A pescadora explicou que pandemia prejudicou a associação, mas, nos últimos dois anos, o cenário tem melhorado, porém, ela ratificou a necessidade da criação de um marco normativo específico para as compras públicas para os povos indígenas, quilombolas, povos e comunidades tradicionais. “A burocracia é muito grande. A gente precisa do reconhecimento, da promoção da nossa sociobiodiversidade”.

Com base na abordagem da pescadora Eliete, o representante do Catrapovos Brasil, Márcio Menezes, apresentou a carta de recomendações “Compras públicas para a alimentação escolar entre povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais: por onde avançar”, documento assinado por mais de 50 organizações e que possui 18 recomendações ao Governo Federal e cinco dirigidas ao Congresso Nacional.  O objetivo é promover as compras locais e o acesso dessas populações ao PNAE como fornecedoras e adequar o cardápio escolar do ponto de vista cultural. “Precisamos olhar para as diversidades e desigualdades presentes na alimentação escolar. É acreditar e confiar que é comida de verdade, saudável aquela produzida pelos povos indígenas e as comunidades tradicionais”.

 A diretora de Desenvolvimento Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Tereza Campello, apresentou estratégias de financiamento para ampliar a participação de Povos Indígenas e Povos e Comunidades Tradicionais no PNAE.

Entre elas, Campello apresentou a iniciativa Amazônia na Escola: Comida Saudável e Sustentável, uma iniciativa do Fundo Amazônia que integra a produção dos agricultores familiares – incluindo quilombolas, assentados e grupo de mulheres, povos indígenas e demais povos e comunidades tradicionais – e o consumo dessa produção pelas escolas da rede pública nos estados que integram a Amazônia Legal. “A previsão é de até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável”.

A diretora do BNDES informou que o banco tem trabalhado junto aos municípios em um processo ativo de escuta para a quebra de barreiras para criar um ambiente propício ao desenvolvimento social e econômico do País. “A agenda de povos e comunidades tradicionais se tornou transversal no BNDES e para cada uma das ações que desenvolvemos, seja na área social ou ambiental, nós buscamos criar um sistema de pontuação, valorizando esses povos nas licitações, nos editais, com indicadores próprios para acompanhar a evolução das políticas públicas em todo o país”.

O coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional da Coordenação-Geral do PNAE-FNDE, Daniel Bandoni, também esteve presente no debate e apresentou os caminhos para efetivar o acesso de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais ao Programa Nacional de Alimentação Escolar.

“Alcançamos 45% dos recursos em compras da agricultura familiar e reforçamos a importância de ampliarmos o mercado aos povos indígenas e as comunidades tradicionais para garantirmos a autonomia e a segurança alimentar e nutricional dessa população”  

Entre as novidades para o desenvolvimento do PNAE, Daniel lembrou  a recriação do comitê gestor e do grupo consultivo para ampliar a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e enfatizou a importância de uma nova  ferramenta, lançada na Resolução CD/FNDE nº7, de 2 de maio de 2024 que traz uma plataforma para o acompanhamento e monitoramento das unidades executoras em tempo real, permitindo uma visão mais ampla da prestação de contas. 

“A ferramenta vai nos permitir, por exemplo,  identificar se os gêneros alimentícios são orgânicos ou não. A marcação automática dos dados da nota fiscal poderá determinar o percentual de compras da agricultura familiar. Ou seja, nos próximos anos, teremos dados transparentes e públicos sobre o cenário das compras da agricultura familiar”.

Estímulo à Agricultura Familiar
Tags: Distrito Federal
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Composição
    • Ministro
    • Assistência direta ao Ministro
      • Secretaria-Executiva
      • Gabinete do Ministro
      • Consultoria Jurídica
      • Assessoria Especial
      • Assessoria Especial de Comunicação Social
      • Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos
      • Assessoria Especial de Economia Solidária
      • Assessoria Especial de Assuntos Internacionais
    • Órgãos específicos singulares
      • Secretaria Nacional de Participação Social
      • Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas
      • Secretaria Nacional de Juventude
      • Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais
    • Órgãos Colegiados
      • Secretaria-Executiva da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
      • Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Fomento e Colaboração
      • Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
      • Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Juventude
      • Secretaria-Executiva da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • Principais Cargos e Respectivos Ocupantes
      • Currículos Pessoais
      • Perfil Profissional
      • Atos Normativos
      • Agenda de Autoridades
      • Agenda de Autoridades Anteriores
    • Ações e Programas
      • Carta de Serviços
      • Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
      • Concessões de Recursos Financeiros ou Renúncias de Receitas
      • Governança
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas e Desclassificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
  • Assuntos
    • Caravana Interministerial
    • COP 30
    • Cúpula de G20 Social
    • Diálogos Amazônicos
    • Juventude
    • Mercosul Social
    • Parcerias com a Sociedade Civil
    • PPA Participativo
    • Pró-Catadores
  • Conselhos e Comissões
    • CIISC
    • CONFOCO
    • Consea
    • Conselho de Participação Social
    • CNAPO
    • CNODS
    • CNPD
    • Conselho Federal de Participação Social da Bacia do Rio Doce
  • Centrais de Conteúdo
  • Canais de Atendimento
    • Área de imprensa
    • Ouvidoria
    • Fale Conosco
  • Peticionamento Eletrônico – Usuário Externo
  • Termo de uso e Política de Privacidade
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Flickr
  • Twitter
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca