Notícias
NOTA DE PESAR
Nota de Pesar do Conselho de Participação Social pelo assassinato de mãe Bernadete
O assassinato brutal de Maria Bernadete Pacífico, mãe de santo, líder da comunidade quilombola Pitanga dos Palmares e ex-secretária de Promoção da Igualdade Racial de Simões Filho (BA), morta a tiros na noite desta quarta-feira (17/08), se soma à violência extrema que vitimou também seu filho Flávio Gabriel Pacífico dos Santos (Binho do Quilombo), executado seis anos atrás.
Mãe Bernadete lutava por justiça pelo assassinato de seu filho e pelo respeito e direitos das comunidades quilombolas. Sua morte é uma tentativa de silenciamento e merece, ao oposto disso, a indignação de todos e todas comprometidos com os direitos à preservação da cultura afro-brasileira e com o reconhecimento aos descendentes dos antigos escravos do acesso à propriedade de suas terras.
O Conselho de Participação Social, colegiado que funciona no âmbito da Secretaria-Geral da Presidência da República, que entre suas 68 organizações, é integrado pela Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos - CONAQ, presta sua profunda solidariedade aos familiares de mãe Bernadete e a todas e todos os membros de sua comunidade.
Acompanharemos junto aos poderes constituídos as medidas de investigação para a elucidação desse crime bárbaro, para ser exemplarmente punido, bem assim a proteção às demais lideranças quilombolas.
A força e determinação de mulheres como Bernadete não morrem com ela. Ela é semente de frutos que aqui permanecem. O luto vira luta na resistência.
Seu legado permanecerá vivo em nós.
Bernadete presente!