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Instituto Alana lança campanha “Anuncia para Mim”

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Publicado em 27/03/2018 17h30 Atualizado em 01/07/2024 11h28
Instituto Alana lança campanha “Anuncia para Mim”

Para participar da campanha, basta informar nome, e-mail (que não será divulgado), e apontar a empresa que você flagrou agindo contra a lei. Imagem: Portal Criança e Consumo

Venda casada de brinquedos, muitos deles colecionáveis, personagens de desenhos animados, doces surpresa e pequenos bonecos embalados. Esses são alguns dos brindes utilizados pelas empresas de chocolates para atrair crianças ao consumo, especialmente neste período de Páscoa. Visando acabar essa estratégia, o Instituto Alana lançou a campanha ‘Anuncia pra Mim’, em que pais, mães ou responsáveis enviam uma carta virtual às empresas exigindo que os anúncios sejam direcionados a eles, e não aos pequenos.

A coordenadora do programa Criança e Consumo, Ekaterine Karageorgiadis, que também é conselheira do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), critica o que ela chama de intensa exploração comercial por parte das empresas. “A indústria de chocolate vê na data uma oportunidade de alavancar as vendas e passa dos limites éticos e legais ao tentar persuadir crianças a consumirem”, diz. “Especialistas em desenvolvimento infantil afirmam que crianças não têm maturidade para julgar e entender o caráter persuasivo das mensagens publicitárias, que usam dos mais variados recursos e efeitos especiais para seduzi-las,” completa.

De acordo com Ekaterine, "é ilegal e abusivo, segundo a lei, fazer publicidade de comida para crianças. No Congresso Nacional existem projetos de lei relacionadas ao tema, e nós defendemos que a aprovação de novas normas partam desta legislação que já existe". 

Ainda segundo a coordenadora do programa Criança e Consumo, a publicidade infantil corrobora para o crescimento da obesidade entre as crianças. “O estímulo ao consumo excessivo e habitual de alimentos ultraprocessados, neste caso, pelo público infantil, é um dos fatores identificados como propulsores de obesidade entre as crianças. De 2008 a 2013, houve um aumento de 80% no número de crianças obesas no Brasil e, de 2016 a 2017, em plena crise econômica, o consumo de ovos de Páscoa aumentou 38%.”

“Nossa campanha visa chamar a sociedade a se posicionar. Para que as famílias percebam que as estratégias utilizadas para atrair o consumidor infantil são bastante abusivas”, conclui Ekaterine.

Para participar da campanha, basta informar nome, e-mail (que não será divulgado), e apontar a empresa que você flagrou agindo contra a lei. Os dados servirão de base para uma carta, que será encaminhada para a empresa citada.

Clique aqui para acessar mais informações da campanha “Anuncia pra Mim”.

Texto: Nathan Victor (estagiário), com supervisão de Francicarlos Diniz

Fonte: Ascom/Consea, com informações do portal Criança e Consumo

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