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Cooperativas mostram como agricultura familiar pode ser rentável

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Publicado em 07/05/2014 14h57 Atualizado em 27/06/2024 15h47

O faturamento anual de cooperativas que produzem e comercializam produtos orgânicos e da agricultura familiar comprova que investir no setor é bastante rentável. Selecionada pela Campanha Brasil Orgânico e Sustentável para expor produtos no 30º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados - Apas 2014, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), da Bahia, tem um faturamento anual de aproximadamente R$ 2 milhões e já vende geleias, doces e compotas orgânicos, da marca Gravetero, para o grupo Pão de Açúcar, entre outros clientes.

A cooperativa, com sede no município baiano de Uauá, foi fundada há 10 anos e reúne 400 famílias. Cerca de 90% dos produtos vêm do extrativismo e o restante, da agricultura familiar. O carro chefe é o umbu, fruto coletado pelas famílias e utilizado para fazer as geleias e doces. Todos os produtos comercializados são orgânicos. No total, a cooperativa possui fábricas em 18 comunidades na região. 

Além de comercializar os produtos com empresas do Rio de Janeiro, Distrito Federal e estados nordestinos, a cooperativa também faz vendas institucionais para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Promana Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). 

“Participar do Brasil Orgânico e Sustentável é a oportunidade que temos de levar nossos produtos para serem conhecidos em todo o mundo. E, neste congresso, podemos aumentar as vendas no mercado de São Paulo", disse Egídio Rudiney, representante comercial da cooperativa.

Na Apas 2014, a Campanha Brasil Orgânico e Sustentável montou um estande de 100 m2, para promover os produtos de seis empreendimentos da agricultura familiar, de certificação orgânica e selo de comércio justo. Considerada a maior do mundo no setor, a feira prossegue até esta quinta-feira (8), no Expo Center Norte, em São Paulo.

A coordenadora do Brasil Orgânico e Sustentável, Laura de Souza, explica que a ideia é colocar os pequenos produtores em contato com o mercado. "Queremos mostrar que os produtos têm padrão de qualidade. Também temos o objetivo de ampliar os mercados para os produtores e fortalecer a alimentação saudável, produzida de forma sustentável”, destacou.

Também selecionada pela campanha para participar da Apas 2014, a Cooperativa Mista de Agricultores Familiares, Extrativistas, Pescadores, Vazanteiros e Guias Turísticos do Cerrado (Coopcerrado) quer aproveitar a oportunidade para ampliar os negócios. 

Atualmente, a maior parte das vendas é institucional, para o PAA e o Pnae. Mas a coooerativa já está ganhando espaço em grandes redes, como o Pão de Açúcar e Walmart. "O Brasil Orgânico e Sustentável e a feira servem como vitrine para mostrarmos a qualidade dos nossos produtos", avalia Abidoran de Souza, assessor de comercialização da cooperativa.

Com sede em Goiânia, a Coopcerrado existe há 13 anos e tem faturamento anual de R$ 2,5 milhões. Reúne 2,3 mil famílias em 70 municípios de Goiás, Tocantins, Bahia e Minas Gerais. A cooperativa comercializa mais de 200 produtos entre biscoitos de baru - uma castanha típica do Cerrado -,  barras de cereal e conservas de pimenta e de pequi. “A produção da agricultura familiar é a etapa final de todo um trabalho que gera renda e ajuda a manter as pessoas no campo e valorizar o trabalho delas”, ressaltou Abidoran. 

O representante comercial Nelson Brum Barbosa, que trabalha na loja virtual Raiz Orgânica, visitou o estande do Brasil Orgânico e Sustentável em busca de novos produtos. A loja trabalha tanto com grandes como pequenos produtores. “Estou conhecendo os produtos expostos para possíveis negócios. Estamos avaliando a possibilidade de aumentar as compras, inclusive da agricultura familiar”, conta Nelson.

Fonte: Ascom/MDS

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