Notícias
CNAPO discute criação de plataforma participativa para o monitoramento dos sistemas alimentares a partir dos territórios
A Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Cnapo) realizou, na sexta-feira (6), uma Reunião de Trabalho para a construção de um sistema participativo para o monitoramento dos sistemas alimentares a partir dos territórios.
O objetivo do encontro foi discutir o ciclo de monitoramento, as escalas e níveis de análise, além de definir o grupo para a reunião de trabalho de julho, quando a comissão pretende avançar na definições necessárias para dar escopo à proposta, considerando os espaços de governança, os programas, políticas e estratégias que serão monitoradas. A construção deste sistema é uma demanda desde 2015 e foi retomada em 2023 com a reorganização da Cnapo.
O Sistema de Monitoramento é inovador. A previsão é que até agosto deste ano o sistema seja iniciado com a possibilidade de lançamento de uma plataforma disponibilizando os dados e as informações para toda a sociedade.
A reunião contou com a participação de diferentes órgãos de governo e colegiados de participação social. Estiveram presentes representantes do MDA, do MTE, do MDS, da Conab, da Fiocruz, da Fundação Banco do Brasil, do BNDES, do Condraf e do Consea.