Notícias
COMUNICAÇÃO
Encontro Nacional do Comitê de Patrocínios do Governo fortalece política de apoio federal a projetos que beneficiam brasileiros
Durante o encontro os participantes reforçaram o papel estratégico dos patrocínios públicos federais na comunicação de governo e apresentaram diretrizes e prioridades que devem orientar a política de patrocínios em 2026. Foto: Vitor Vasconcelos
O Governo do Brasil promoveu o Encontro Nacional do Comitê de Patrocínios do Governo – 2025, organizado pela Secretaria de Publicidade e Patrocínios da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM/PR). O evento reuniu representantes de estatais, como CAIXA, Banco do Brasil, Petrobras e Banco do Nordeste, e responsáveis por comunicação e patrocínios dos órgãos do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom).
O Encontro foi realizado entre os dias 3 e 4 de dezembro no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Brasília. A programação incluiu a apresentação do planejamento estratégico de patrocínios para 2026, troca de experiências e fortalecimento da atuação integrada entre o Governo do Brasil e as empresas estatais.
No primeiro dia do Encontro, a chefe de Gabinete do Ministro, Samara Mariana de Castro, e o secretário-executivo da SECOM/PR, Tiago Cesar dos Santos, participaram da abertura da programação. Em suas intervenções, reforçaram o papel estratégico dos patrocínios públicos federais na comunicação de governo e apresentaram, de forma geral, as diretrizes e prioridades que devem orientar a política de patrocínios em 2026.
O Encontro Nacional do Comitê de Patrocínios reuniu os principais gestores das áreas de marketing dos órgãos e estatais vinculados ao Governo do Brasil. Nesse encontro trocamos aprendizados, saberes, cases de sucesso e mais. Transformamos esse ambiente que é o patrocínio em um ambiente de magia e criatividade”
Ana Luiza Fraga
Diretora do Departamento de Patrocínios da Secom/PR
A secretária de Publicidade e Patrocínios da SECOM/PR, Samantha Marchiori, destacou a qualidade das informações trocadas entre as estatais e os órgãos do governo durante o evento. “Para o ano que vem, a gente espera poder fazer mais edições como essa, porque gera muito aprendizado, muita troca e a certeza de que o nosso patrocínio público será cada vez mais importante para a sociedade”, afirmou.
DEPARTAMENTO — Durante o Encontro, o governo apresentou o novo Departamento de Patrocínios, que foi instituído pelo Decreto nº 12.627/2025. Entre as competências do Departamento de Patrocínios estão: monitorar, gerenciar e orientar os órgãos e as entidades integrantes do SICOM quanto às funcionalidades dos sistemas de gestão sob sua responsabilidade, no tocante à atuação de patrocínio, fomentar a descentralização regional e temática dos projetos patrocinados e promover a inovação e a melhoria contínua na gestão dos patrocínios públicos.
“O Encontro Nacional do Comitê de Patrocínios reuniu os principais gestores das áreas de marketing dos órgãos e estatais vinculados ao Governo do Brasil. Nesse encontro trocamos aprendizados, saberes, cases de sucesso e mais. Transformamos esse ambiente que é o patrocínio em um ambiente de magia e criatividade”, enfatizou a diretora do Departamento de Patrocínios da Secom/PR, Ana Luiza Fraga.
NOVIDADES — O evento também contou com os lançamentos do site especial sobre Patrocínios Públicos Federais e da Campanha “Tem patrocínio. Tem Governo do Brasil”. O portal reúne informações e orientações para proponentes, patrocinadores e cidadãos compreenderem como funciona essa política e como acessar editais, manuais e canais oficiais.
APOIO AO ESPORTE — O medalhista olímpico Caio Bonfim, patrocinado pela Caixa e pelo Governo do Brasil, participou do Encontro e ressaltou a importância do investimento público no esporte. “São com esses recursos que você tem segurança, porque o seu país está acreditando em você. Isso é fundamental porque antes de um atleta, tem um ser humano ali. Então alguém está acreditando nesse ser humano. Quando esses pilares estão alinhados, não sobrecarrega o governo, mas a gente saber que tem esse apoio vindo do nosso país é legal”, afirmou Bonfim.
RESULTADOS — Integrante do programa Bolsa Atleta há 18 anos, Caio Bonfim está indicado para o Prêmio Brasil Olímpico deste ano, do Comitê Olímpico do Brasil (COB), de melhor atleta do país em 2025. O brasileiro de 34 anos alcançou resultados históricos este ano, com destaque para a medalha de ouro nos 20 km da marcha atlética no Campeonato Mundial de Atletismo em Tóquio, Japão. Caio também ganhou a medalha de prata nos 35 km do mesmo Mundial. Assim, ele se tornou o maior medalhista do país em Mundiais. São quatro medalhas em oito edições disputadas: bronze em Londres-2017 e Budapeste-2023 nos 20 km, e a prata nos 35 km conquistada no primeiro dia do Mundial deste ano (12/9).
OPORTUNIDADES — Os patrocínios das estatais federais levam projetos culturais, esportivos, sociais, científicos e educativos a todas as regiões do país. Fortalecem iniciativas que promovem inclusão, diversidade e desenvolvimento, ampliando oportunidades à população. Além disso, garantem que recursos cheguem a ações que geram impacto real na vida das pessoas, valorizando talentos, estimulando a economia e aproximando o governo da sociedade.