Notícias
MOBILIDADE URBANA
Brasil segue rumo à mobilidade limpa com novo fundo para ônibus elétricos
Os ônibus elétricos são parte de avanços não só para a mobilidade, mas também para o meio ambiente - Foto: Lucas Lima/MCid
O Governo do Brasil deu um passo decisivo na transição para uma mobilidade urbana de baixo carbono. Nesta quarta-feira (5), durante o Fórum de Líderes Locais da COP30, foi lançado o Fundo de Melhoria de Crédito para Ônibus Elétricos do Brasil, uma iniciativa inédita que promete transformar o transporte público e reduzir as emissões nas cidades brasileiras.
“Ao promover a mobilidade sustentável e o desenvolvimento urbano equitativo, fortalecemos a capacidade das cidades de enfrentar a crise climática e melhorar a vida cotidiana das pessoas”, destacou o ministro das Cidades, Jader Filho.
INVESTIMENTO — A meta é mobilizar cerca de 80 milhões de euros para financiar a compra de ônibus elétricos e a instalação de infraestrutura de recarga em todo o país. Com a participação de investidores privados, o mecanismo deve alavancar aproximadamente 450 milhões de euros em investimentos até 2030, viabilizando a chegada de mais de 1.700 novos ônibus elétricos.
CRÉDITO ACESSÍVEL — O fundo busca enfrentar um dos maiores entraves à descarbonização: o acesso das cidades a crédito acessível e de longo prazo para financiar infraestrutura verde. Ao reduzir o risco para investidores, o mecanismo torna os projetos de eletrificação mais atrativos e viáveis.
CIDADES MAIS LIMPAS — Por meio de políticas integradas e crédito facilitado, o Governo do Brasil visa acelerar a substituição de frotas movidas a diesel por veículos elétricos, reduzindo emissões, ruído e custos operacionais, e garantindo cidades mais limpas, eficientes e humanas.
PARCERIA — O fundo é resultado de uma ampla parceria entre o Governo do Brasil – por meio do Ministério das Cidades –, Bloomberg Philanthropies, BTG Pactual Asset Management, Mitigation Action Facility e WRI Brasil; desenvolvido com apoio do Instituto de Política de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), da Catalytic Finance Foundation e da C40 Cities.