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Notícias

EDUCAÇÃO MIDIÁTICA

Abertura da 3ª Semana Brasileira de Educação Midiática celebra parcerias estratégicas e debate uso crítico da tecnologia

Iniciativa segue até 31 de outubro, com o tema “Mobilizar uma geração para a cidadania digital”. Atividades online e presenciais ocorrem em todos os estados, promovidas por escolas e universidades
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Publicado em 28/10/2025 13h10 Atualizado em 05/11/2025 13h06
Abertura da 3ª Semana Brasileira de Educação Midiática celebra parcerias estratégicas e debate uso crítico da tecnologia

O secretário de Políticas Digitais da Secom, João Brant, e demais integrantes da mesa debateram educação midiática e a necessidade de utilizar e se expressar de forma crítica e responsável no ambiente digital. Foto: Vitor Vasconcelos/Secom-PR

Teve início nesta terça-feira, 28 de outubro, a 3ª Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM), que segue até o dia 31. Promovida pela Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Unesco, a iniciativa tem como tema “Mobilizar uma geração para a cidadania digital”.

São 400 atividades inscritas na 3ª Semana Brasileira de Educação Midiática apresentadas por pessoas que estão construindo diariamente em seus estados e municípios. Tudo que a gente foi desenhando em nível federal, para ganhar vida, precisa de parcerias”

João Brant, secretário de políticas digitais da Secom

A Semana busca promover uma grande mobilização em torno da educação midiática, conjunto de competências que permite às pessoas analisar, produzir e se expressar de forma crítica e responsável no ambiente digital. Escolas, universidades, coletivos culturais, secretarias municipais, organizações da sociedade civil e comunicadores podem participar com ações locais em todo o país.

Durante a abertura presencial da Semana em Brasília (DF), o secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, exaltou a parceria com entidades da sociedade civil na construção do evento e também enalteceu o engajamento com estados e municípios onde há atividades inscritas na Semana.

“Essa construção se dá a partir de uma percepção de que temos objetivos que são convergentes, mas também tem um trabalho, um dia a dia, um cotidiano, que precisa se dar de maneira em que cada um tem um nível de troca. Estou falando isso porque são 400 atividades inscritas na 3ª Semana Brasileira de Educação Midiática apresentadas por pessoas que estão construindo diariamente em seus estados e municípios. Tudo que a gente foi desenhando em nível federal, para ganhar vida, precisa de parcerias”, afirmou Brant.

APOIOS – A 3ª Semana Brasileira de Educação Midiática conta com o apoio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), Conviva Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), além de ter parcerias com a SaferNet, Instituto Vero, Redes Cordiais, Instituto Palavra Aberta, Intervozes - coletivo Brasil de comunicação social, Abaré Jornalismo, Ação Educativa, Barão de Itararé (baraomidia) e Geledés - Instituto Mulher Negra.

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AVANÇOS – A secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Kátia Schweickardt, destacou que os avanços conquistados na educação midiática só foram possíveis devido à retomada, desde 2023, do papel do MEC como articulador, fomentador de políticas e apoiador das secretarias municipais e estaduais de educação. Ela relembra que o Brasil é um dos países no mundo onde mais se tem exposição de crianças e adolescentes a tecnologias, fator que torna mais necessário e urgente o desenvolvimento de visão crítica dos usuários.

PRODUTOS DIGITAIS – “Aumentou muito nos últimos tempos o cyberbullying, o assédio a crianças e adolescentes e o feminicídio. Isso tudo tem a ver com a disseminação de coisas ruins. Mas, ao mesmo tempo, a gente pode desenvolver muitos produtos digitais importantes, fazer jornadas formativas para professores à distância e um trabalho de apoio às redes de educação para desenvolver seus currículos de educação digital. Vamos ter pela primeira vez um livro didático de educação digital na próxima edição do ensino médio, além de núcleos de educação e inovação, educação híbrida e jornadas formativas autoinstrucionais”, listou.

ESSENCIAL — A assessora de Políticas Públicas Educacionais da Undime, Vivian Melcop, defendeu que gestores públicos e educadores se adaptem às novas tecnologias e as utilizem virtuosamente. “Paulo Freire defendia que os computadores, as tecnologias, em lugar de reduzir, podem expandir a capacidade crítica e o conhecimento. Tudo vai depender de quem usa, a favor de quem e para quê. O educar para o digital é essencial, não é mais uma opção. E educar para o digital com pensamento crítico e visando a cidadania digital e visando a diminuição das desigualdades entre as crianças, entre os municípios e entre as escolas”, afirmou.

AVANÇOS NOTÁVEIS – O coordenador de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil, Adauto Soares, reconheceu, em nome da organização, o trabalho da Secom-PR no compromisso e visão estratégica na condução da agenda da educação midiática nos últimos anos, período que ele avalia ser marcado por avanços notáveis na promoção da alfabetização midiática e informacional em todo o país.

NOVAS VOZES – “O Brasil esteve presente e atuante em uma das maiores mobilizações internacionais dedicadas à alfabetização midiática, demonstrando liderança e compromisso com a construção de uma sociedade mais crítica, informada e democrática. A trajetória do Brasil nesse tema é motivo de orgulho. O país consolidou uma rede de educadores, jornalistas, pesquisadores e gestores públicos que têm levado o tema da alfabetização midiática ou educação midiática para as escolas, redações, universidades, espaços comunitários e políticas públicas. A cada edição da Semana, novas vozes se somam, novas metodologias são testadas e a pauta se fortalece como um instrumento de cidadania, empoderamento e participação democrática”, afirmou.

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Para a secretária de Criança e Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Pilar Lacerda, o Guia de Telas, o ECA Digital e a restrição do uso de celular nas escolas são medidas corajosas do Governo do Brasil. Foto: Vitor Vasconcelos / Secom / PR

AMEAÇAS DIGITAIS — Para a secretária de Criança e Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Pilar Lacerda, as recentes iniciativas multissetoriais do Governo do Brasil representam um avanço na proteção digital da juventude. “Guia de Telas, ECA Digital e restrição do uso de celular nas escolas são medidas corajosas, que nem completaram um ano, e as pesquisas já mostram que crianças e adolescentes conversam mais e se interessam mais pela prática escolar. O adulto deve cuidar e garantir que este mundo respeite e proteja, porque os perigos e as ameaças do mundo digital atingem todas as classes sociais: famílias de classe média, famílias mais pobres, todo mundo tem um caso para contar. Só vamos avançar enfrentando o problema, reconhecendo a complexidade deste mundo digital e trabalhando com a sociedade civil”, argumentou.

ANATEL – O conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações, Octavio Pieranti, afirmou que a temática da educação midiática não é alheia ao trabalho da agência, que lida com temas interligados. “A Anatel tem ações relacionadas à educação para o consumo, preocupação com o consumo consciente, preocupação com a garantia de direitos nas relações consumeristas em telecomunicações. E, mais recentemente, temos falado muito em letramento digital, temas correlatos à educação midiática”, explicou.

GUIA SOBRE USOS – “Uma dificuldade geral que conhecemos é lidar com crianças e adolescentes nesse contexto atual de vício em telas. Crianças cada vez mais dependentes de telas, por isso temos uma série de ações do Poder Público nesse sentido e também da Secretaria de Políticas Digitais, com o Guia sobre Usos de Dispositivos Digitais, e o recente ECA Digital, ao qual a Anatel se soma no esforço de atuar em termos de perspectivas regulatórias”, acrescentou o conselheiro.

CONFERÊNCIA NA COLÔMBIA – Entre os dias 22 e 25 de outubro, uma delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais na temática da educação midiática na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, onde a Secom participou de três painéis temáticos.

SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

Comunicação Pública
Tags: Semana BrasileiraEducação MidiáticaPolíticas DigitaisUNESCO
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