Notícias
COMUNICAÇÃO
Ministro Sidônio Palmeira participa de audiência na Câmara dos Deputados
Ministro Sidônio Palmeira durante participação em audiência conjunta das Comissões de Comunicação e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (17) - Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados
O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Sidônio Palmeira, participou de audiência conjunta das Comissões de Comunicação e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (17). Ao longo de cerca de três horas e meia, o ministro apresentou resultados do Governo do Brasil e respondeu a perguntas e questionamentos de parlamentares acerca das políticas de comunicação, incluindo publicidade e redes sociais.
Acho que foi um saldo positivo. Aqui é a casa do povo e eu acho que o direito à divergência, ao contraditório, é importante. A gente veio aqui para informar os serviços do governo, o que o governo está fazendo, e está fazendo muita coisa. E mostrar também para a população, como ela pode utilizar esses serviços. Esse é o nosso trabalho e eu vim aqui informar”
Sidônio Palmeira
Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Em sua fala inicial, o ministro mencionou a importância de apresentar à população resultados importantes já alcançados, como a queda do desemprego no país, a saída do Brasil do Mapa da Fome da ONU e a volta ao grupo das dez maiores economias do mundo, o crescimento do salário mínimo acima da inflação e a queda do desmatamento nos principais biomas brasileiros, além da criação de programas como o Pé-de-Meia e melhorias no Farmácia Popular.
PLATAFORMAS — Ele também destacou o papel da comunicação pública para informar a população sobre as políticas do governo e a necessidade de se combater a disseminação de notícias falsas. A audiência ocorreu no mesmo dia em que o governo sancionou o ECA Digital e enviou para o Congresso Nacional o projeto de lei que trata da concorrência das chamadas big techs.
“É importante ressaltar: não somos adversários das plataformas. As plataformas digitais são importantíssimas para a comunicação e para o povo brasileiro. Eu defendo a regulação, as plataformas já concordam com parte disso, elas querem discutir algumas formas em relação a isso. Estamos chegando a um denominador comum”, disse.
O ministro Sidônio também falou sobre as ações adotadas pelo governo no caso dos desvios de recursos indevidos de beneficiários do INSS. Ele citou medidas como uma campanha de orientação para o público pensionista e os alertas por meio do aplicativo que resultaram, até o momento, na adesão de cerca de 70% do público prejudicado à devolução de valores.
DIÁLOGO — Ao fim da audiência, ele valorizou a oportunidade de ampliar o diálogo entre o Executivo e os demais poderes, além da importância de informar a população de maneira adequada sobre as diversas políticas públicas que estão em andamento no país.
“Acho que foi um saldo positivo. Aqui é a casa do povo e eu acho que o direito à divergência, ao contraditório, é importante. A gente veio aqui para informar os serviços do governo, o que o governo está fazendo, e está fazendo muita coisa. E mostrar também para a população, como ela pode utilizar esses serviços. Esse é o nosso trabalho e eu vim aqui informar”, afirmou ele.