Notícias
AVIAÇÃO
Ranking internacional: Brasil é o segundo país com mais aeroportos entre os 100 melhores
Ranking considera critérios como pontualidade de voos, qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros e variedade de alimentação e lojas. Foto: Divulgação/Aeroporto Internacional de Brasília
O Brasil é destaque no cenário internacional da aviação civil. De acordo com o levantamento da AirHelp Score, o país ocupa a segunda posição no ranking mundial dos aeroportos mais bem avaliados, atrás apenas dos Estados Unidos. No total, 12 terminais brasileiros figuram na lista, que considera critérios como pontualidade de voos, qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros e variedade de alimentação e lojas.
O levantamento posiciona o Aeroporto Internacional de Brasília entre os 10 melhores do mundo, na quarta posição. Também aparecem no ranking os aeroportos de Belém (PA), Santos Dumont (RJ), Fortaleza (CE), Galeão (RJ), Curitiba (PR), Recife/Guararapes (PE), Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Florianópolis (SC), Viracopos (SP) e Confins (MG).
Os Estados Unidos aparecem na primeira posição com 27 aeroportos, seguidos pelo Brasil, com 12, e do Japão, na terceira posição, com seis aeroportos na lista. O Brasil superou países como Espanha, com cinco aeroportos, Arábia Saudita, Noruega e México, com quatro cada, além de África do Sul, Nova Zelândia e Reino Unido, com três. Austrália, Colômbia, Suécia, Emirados Árabes Unidos, Coreia do Sul e Polônia aparecem com dois.
PESQUISA — No país, a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) realiza pesquisas periódicas para avaliar a prestação de serviços nos aeroportos, considerando quesitos como pontualidade, inovação e acessibilidade. A pesquisa orienta programas para modernização dos aeroportos e melhoria na gestão operacional e infraestrutura.
VOOS INTERNACIONAIS — O bom desempenho dos aeroportos brasileiros também se reflete no crescimento expressivo da aviação no país. De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a malha aérea nacional alcançou um marco histórico no início de 2025: entre janeiro e maio, houve mais de 66 mil decolagens internacionais, um aumento de 15,6% em relação ao mesmo período de 2024, quando ocorreram 57.649 partidas. O resultado é o melhor da história.
INVESTIMENTOS — Para sustentar o ritmo de crescimento do setor, o Governo Federal tem investido na modernização e ampliação da infraestrutura aeroportuária, garantindo que aeroportos de diferentes portes estejam preparados para receber o aumento no fluxo de passageiros. São ações como ampliação de pistas, modernização de terminais e melhorias em sistemas de navegação. As medidas têm o objetivo de proporcionar mais segurança, eficiência e conforto para passageiros e operadores.