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EDUCAÇÃO MIDIÁTICA
Webinário discute Educação Digital e Midiática no contexto da Escola em Tempo Integral
Durante o webinário, os participantes foram convidados a refletir sobre a importância da educação digital e midiática como componente essencial da Educação Integral - Foto: Divulgação
Com foco na construção de uma educação mais crítica, cidadã e alinhada aos desafios contemporâneos, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), em parceria com a Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR), realizou, na noite do dia 2 de junho, o Webinário Nacional da Formação Continuada do Programa Escola em Tempo Integral, com o tema “Educação Digital e Midiática”.
O encontro reuniu mais de 1,4 mil pessoas, entre gestores(as), equipes técnicas das secretarias estaduais e municipais de educação, além de conselheiros(as) de educação, em um espaço formativo voltado à reflexão sobre o papel das tecnologias e da mídia no ambiente escolar. A transmissão ocorreu pela plataforma do MEC e contou com ampla participação dos cursistas da formação continuada do Programa Escola em Tempo Integral.
EDUCAÇÃO INTEGRAL – Durante o webinário, os participantes foram convidados a refletir sobre a importância da educação digital e midiática como componente essencial da Educação Integral, destacando a necessidade de práticas pedagógicas que desenvolvam competências digitais e midiáticas de forma ética, crítica e responsável.
A abertura do evento foi conduzida por Raquel Franzim, da Coordenação-Geral de Educação Integral, Tempo Integral e Intersetorialidade (COGEITI/DPDI/SEB/MEC), que destacou a relevância da intersetorialidade na construção de uma educação mais conectada com as demandas da contemporaneidade.
Na sequência, Ana Dal Fabbro, coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação na Educação Básica (DAGE/SEB/MEC), abordou os principais pontos da Política Nacional de Educação Digital (ENEC), além de discutir as diretrizes sobre o uso consciente de celulares nas escolas. Sua fala ressaltou a importância de garantir que as tecnologias sejam aliadas do processo educativo, sempre com foco na inclusão, na segurança e no desenvolvimento de competências digitais.
A programação foi encerrada com a participação de Mariana Filizola, coordenadora-geral de Educação Midiática da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), que trouxe uma abordagem aprofundada sobre educação midiática, cidadania digital e combate à desinformação. Foram apresentados materiais e orientações produzidos no âmbito da Estratégia Brasileira de Educação Midiática (EBEM), fundamentais para apoiar escolas, educadores e redes na construção de uma cultura digital saudável e consciente.
FORMAÇÃO E CIDADANIA DIGITAL – O webinário reforçou o compromisso do Programa Escola em Tempo Integral com uma formação que vá além dos conteúdos tradicionais, preparando estudantes para compreenderem, utilizarem e se posicionarem criticamente frente às mídias e tecnologias.
O encontro também buscou ampliar o entendimento sobre o arcabouço legal vigente, os direitos digitais e os desafios relacionados à mediação tecnológica no ambiente escolar, especialmente no contexto das diretrizes sobre o uso de celulares nas escolas.