Notícias
EDUCAÇÃO
Prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem termina nesta sexta (27)
As provas serão aplicadas em 9 e 16 de novembro, nas 27 unidades da Federação. Foto - Gabriel Jabur/Agência Brasília
O prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 termina nesta sexta-feira, 27 de junho. O valor de R$ 85 pode ser quitado por meio de boleto (gerado na Página do Participante), pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, a depender do banco. Estudantes de escolas públicas concluintes do ensino médio, em 2025, não terão boleto gerado, pois são isentos da taxa.
As provas serão aplicadas em 9 e 16 de novembro, nas 27 unidades da Federação. De forma excepcional, o Enem será aplicado em 30 de novembro e 7 de dezembro nas seguintes cidades do Pará: Belém, Ananindeua e Marituba, em razão dos impactos logísticos da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá na capital paraense no período da aplicação regular do exame.
ORIENTAÇÕES — O portal do Inep conta com uma página onde é possível encontrar as principais orientações para os participantes. Há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os esclarecimentos.
INCLUSÃO — O Enem garante atendimento especializado a participantes com deficiência ou necessidades específicas, como baixa visão, deficiência auditiva, surdez, dislexia, diabetes, déficit de atenção, gestantes, lactantes, entre outros, conforme a Política de Acessibilidade e Inclusão do MEC e do Inep. Durante as provas, é permitido o uso de materiais próprios, como lupa, luminária, sorobã, máquina de escrever em braile, óculos especiais, desde que vistoriados pelo chefe de sala.
O prazo para solicitar recurso sobre atendimento especializado foi ampliado até 2 de julho. É preciso enviar um novo documento que comprove a necessidade do atendimento. O arquivo deve estar em formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB.
PÉ-DE-MEIA — Estudantes do último ano do ensino médio que participam do programa Pé-de-Meia e comparecerem aos dois dias de prova do Enem 2025 terão direito a uma parcela bônus de R$ 200, pago após a conclusão da etapa. Além disso, todos os beneficiários do programa são isentos da taxa de inscrição.
PORTA DE ENTRADA — O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes, como critério único ou complementar aos processos seletivos. Os resultados individuais do Enem podem, ainda, ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
CERTIFICAÇÃO — Na edição de 2025, o Enem voltará a certificar a conclusão do ensino médio ou a proficiência parcial de estudantes maiores de 18 anos. Os participantes que desejam utilizar o exame para esses fins devem indicar a opção no ato da inscrição. Para obter a certificação, é necessário atingir o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e o mínimo de 500 pontos na redação.