Notícias
BOM DIA, MINISTRO
Para Marinho, grande parte das demandas de centrais sindicais já são prioridade do governo
O presidente Lula e o ministro Luiz Marinho (Trabalho e Emprego) durante encontro com representantes de sindicais no Palácio do Planalto. Foto: Ricardo Stuckert / PR
O ministro Luiz Marinho (Trabalho e Emprego) avaliou, no “Bom Dia, Ministro” desta quarta-feira, 30 de abril, algumas das propostas apresentadas pelas centrais sindicais ao governo durante reunião realizada na terça-feira (29) no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, às vésperas do Dia do Trabalhador.
Quando você tem sindicatos fortes, de trabalhadores e de empregadores, eles podem fazer as concertações, as negociações, as convenções coletivas ali, para proteger as relações de trabalho e ter um ambiente saudável”
Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego
“São pautas que falam de vários assuntos: salário mínimo, Imposto de Renda, direitos iguais entre homens e mulheres, jornada de trabalho. Uma pauta importantíssima, e a grande maioria delas o governo já está tratando”, explicou Marinho. “O Imposto de Renda, por exemplo, o projeto está tramitando no Congresso Nacional. Está prevista, a partir de 1º de janeiro de 2026, a isenção de até R$ 5 mil na folha de pagamento do Imposto de Renda. Agora depende do debate no Congresso Nacional”, registrou Marinho, em referência ao Projeto de Lei enviado pelo presidente Lula em 19 de março.
Em seu perfil no Instagram, o presidente Lula também tratou do tema no fim da tarde de terça-feira. “Estive com dirigentes das principais centrais sindicais do Brasil na semana em que celebramos o 1º de maio, Dia do Trabalhador e da Trabalhadora. Recebi o documento Pauta da classe trabalhadora: prioridades para 2025. Por um Brasil mais justo, solidário, democrático, soberano e sustentável, como parte da mobilização e da Marcha da Classe Trabalhadora em Brasília. Nosso governo tem raízes nessa luta e estará sempre com as portas abertas para o diálogo com aqueles que fazem a roda da economia girar”, postou o presidente.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Luiz Inácio Lula da Silva (@lulaoficial)
Na conversa com jornalistas de várias regiões do país no Bom Dia, Ministro desta quarta, Marinho defendeu a importância do sindicalismo fortalecido como peça importante para que as relações de trabalho se construam em bases justas. “Quando você tem sindicatos fortes, de trabalhadores e de empregadores, eles podem fazer as concertações, as negociações, as convenções coletivas ali, para proteger as relações de trabalho e ter um ambiente saudável”, argumentou o ministro.
JORNADA - Marinho citou ainda que uma das demandas dos trabalhadores, a redução da jornada de trabalho, passa por discussão ampla no âmbito legislativo. “Tem vários projetos tramitando no Congresso falando de jornada de trabalho e do debate da jornada 6x1. O tema é lá no Congresso. Tem simpatia do governo e tem muita resistência, especialmente do empresariado do comércio. Precisa ter maturidade, serenidade no debate. É importante a gente ter a visão da previsibilidade, da sustentabilidade da economia para não gerar um transtorno, mas acredito que é plenamente possível falar de redução da jornada em um processo de negociação”, afirmou.
QUEM PARTICIPOU — Participaram do programa desta quarta-feira os veículos Rádio Nacional Brasília, Amazônia e Alto Solimões/EBC; Rádio Capital (São Paulo/SP), Rádio Verdinha (Fortaleza/CE), Portal O Tempo (Belo Horizonte/MG), Portal Correio do Povo (Porto Alegre/RS), Rádio Cidade (Luís Eduardo Magalhães/BA) e Rádio Grande Rio (Petrolina/PE).