Notícias
TRANSPORTE AÉREO
Com 9,56 milhões de passageiros, aviação civil registra segunda maior movimentação da história para fevereiro
No período, 7,2 milhões de passageiros fizeram viagens para destinos dentro do território nacional - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
A aviação civil no Brasil registrou em fevereiro o segundo melhor desempenho da sua história para o mês, com 9,6 milhões de passageiros transportados em voos domésticos e internacionais. O número representa crescimento de 8,5% em relação a fevereiro de 2024. O destaque continua sendo o crescimento do fluxo de viajantes para o exterior, que bateu recorde pelo décimo mês consecutivo.
No período, mais de 2,3 milhões de passageiros embarcaram ou desembarcaram em voos internacionais, um aumento de 13,5% em relação a fevereiro de 2024. Este é o 47º mês seguido de alta na movimentação de passageiros internacionais, que segue uma trajetória de crescimento desde abril de 2021.
Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o indicador apurado no período demonstra o dinamismo e a força do setor aéreo brasileiro. “Registramos a maior movimentação doméstica para o mês nos últimos cinco anos, e esse avanço se deve ao aumento da conectividade, à recuperação econômica e à confiança dos passageiros no transporte aéreo. Estamos trabalhando para ampliar os voos e incluir mais brasileiros na aviação”, pontuou.
DEMANDA DOMÉSTICA — O transporte aéreo dentro do país também manteve uma trajetória de alta. Em fevereiro, 7,2 milhões de passageiros viajaram em voos domésticos, um crescimento de 7% em relação a fevereiro do ano passado. Esse foi o melhor desempenho para o mês nos últimos cinco anos.
TRANSPORTE DE CARGAS — A movimentação de cargas no setor aéreo acompanhou a tendência positiva. Em fevereiro, os aeroportos brasileiros processaram 38,9 mil toneladas de carga doméstica, um crescimento de 5% em relação ao ano anterior.
Já no mercado internacional, foram transportadas 67,5 mil toneladas, um aumento de 3,6% na comparação anual. A demanda por transporte de carga internacional cresceu 8,8%, enquanto a oferta de capacidade no segmento subiu 12,2% no período. No mês, foram movimentadas 106,3 mil toneladas de carga, 4,1% a mais que em fevereiro do ano anterior. Finalmente, a demanda registrou aumento de 8,2%, enquanto a oferta cresceu 8,6%.
RELATÓRIO — Os dados fazem parte do Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), atualizados até fevereiro de 2025, e refletem a recuperação contínua do setor aéreo após a pandemia de Covid-19. Além do aumento no número de passageiros, a demanda doméstica – medida em passageiros por quilômetro transportado – cresceu 7,3%, enquanto a oferta de assentos por quilômetro disponível avançou 3,4%.
O ministro do MPor também ressaltou que os números demonstram o compromisso do Governo Federal em fortalecer a infraestrutura aeroportuária, garantindo um transporte aéreo seguro, eficiente e acessível para todos os brasileiros. “O resultado demonstra que todos os indicadores da nossa aviação estão em crescimento. Esse é um reflexo da recuperação do turismo e da ampliação das operações aéreas entre o Brasil e outros países”, disse Silvio Costa Filho.