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Relatório do G20 sobre Educação prioriza valorização dos profissionais de ensino

Documento será apresentado durante a Cúpula de Líderes do G20, em novembro, no Rio de Janeiro, e defende integração tecnológica, participação da comunidade e educação inclusiva
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Publicado em 01/11/2024 13h37 Atualizado em 01/11/2024 14h10
G20 Educação Ceará.jpg

Reunião de Ministros da Educação do G20 em Fortaleza, no Ceará - Foto: Ângelo Miguel/MEC

A valorização e o desenvolvimento da capacidade dos profissionais de educação foi um dos temas prioritários destacados durante a Reunião de Ministros da Educação do G20 realizada na última quarta-feira, 30 de outubro. O encontro, liderado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil, encerra as atividades do GT de Educação na presidência brasileira, além de fazer parte das atividades da Semana Ceará: Centro Global da Educação, que segue até este sábado (2) no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE).

O Relatório do G20 sobre Educação será apresentado na Cúpula de Líderes do G20, que ocorrerá no Rio de Janeiro, em 18 e 19 de novembro. O compartilhamento de conteúdo educacional para fins pedagógicos e a disponibilização de boas práticas de engajamento entre escola e comunidade também foram priorizados no documento.

“O G20 tem capacidade para liderar grandes reformas e, para o Brasil, o começo de toda transformação social é por meio da educação. Por isso, é importante entender que elas sejam o centro de um pacto social por um futuro mais justo e sustentável. Creio que hoje demos alguns passos nessa direção”

Camilo Santana
Ministro da Educação

Na reunião, os ministros da Educação do G20 revisaram o resultado do trabalho realizado pelo GT de Educação sobre os tópicos discutidos neste ano de presidência brasileira, que foram a valorização dos professores, o conteúdo digital e o engajamento escola-comunidade. A próxima presidência do G20 ficará sob a responsabilidade da África do Sul e será apoiada pelo Brasil, que já indicou os caminhos para 2025.

Para o ministro da Educação, Camilo Santana, as práticas apresentadas apontam para a necessidade de maior investimento na educação mundial. “O tamanho das nossas economias e dos desafios nos dão responsabilidade de uma liderança coletiva, com capacidade para não medir esforços e revitalizar o debate internacional sobre educação”, disse.

O titular da pasta enfatizou que a educação é fundamental para transformar a sociedade. “O G20 tem capacidade para liderar grandes reformas e, para o Brasil, o começo de toda transformação social é por meio da educação. Por isso, é importante entender que elas sejam o centro de um pacto social por um futuro mais justo e sustentável. Creio que hoje demos alguns passos nessa direção”, afirmou.

VALORIZAÇÃO – No relatório, foi ressaltada a importância de uma educação universal inclusiva, equitativa e qualitativa para construir um mundo justo e um planeta sustentável, assim como o papel essencial dos profissionais da educação para alcançar esse objetivo. As iniciativas que promovam recrutamento, retenção, melhores condições de trabalho e desenvolvimento profissional contínuo, incluindo oportunidades de mobilidade e intercâmbio, são vitais para enfrentar a preocupante escassez de educadores observada em muitos países do G20.

CONTEÚDO DIGITAL – De acordo com o relatório, o grupo valoriza a variedade de plataformas e conteúdos digitais centrados nos alunos e multidisciplinares sobre educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) já existentes nos países do G20. Os educadores e alunos precisam estar envolvidos na criação de recursos digitais, que podem complementar o ensino presencial. A experiência do usuário tornou-se um elemento-chave para medir o sucesso nessa área, incluindo a extensão em que o conteúdo de qualidade é acessível e adaptável a diferentes contextos de conectividade.

Outro ponto observado é que a alfabetização digital e midiática se torna essencial para os sistemas educacionais, ao lado do pensamento crítico, do aprendizado socioemocional, da cidadania digital e de outros temas importantes. Além disso, o grupo enfatiza que as aplicações de inteligência artificial na educação devem se basear em conteúdo educacional de qualidade garantida e as soluções digitais precisam ser desenvolvidas com forte ênfase em padrões éticos, diversidade, equidade e inclusão, reconhecendo a importância de superar a divisão digital.

ESCOLA E COMUNIDADE – O grupo destaca o potencial das práticas de engajamento entre escola e comunidade como catalisador de uma educação universal inclusiva, equitativa e qualitativa, além de um desenvolvimento sustentável. Fortalecer a conexão entre escolas e comunidades promove um aprendizado prático e significativo, impactando positivamente os resultados educacionais.

A exposição virtual organizada este ano permitiu ao grupo identificar uma gama de práticas inspiradoras em todo o mundo. Os exemplos apresentados podem servir de inspiração para países e instituições sobre como escolas e comunidades são capazes de se envolver mutuamente, respeitando as diversas necessidades e contextos.

DELEGAÇÕES — O encontro contou com a participação de 35 delegações. Entre elas, 19 ministros e vice-ministros de países-membros e convidados do G20, além de representantes de sete organizações internacionais. Também estiveram na ocasião estudantes, professores, diretores e outros representantes de políticas públicas dos países-membros do G20 e das uniões europeias e africanas.

Educação e Pesquisa
Tags: GT de EducaçãoG20 BrasilG20Cúpula de líderes
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