Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Secretaria de Comunicação Social
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Quem é quem
      • Perfis Profissionais
    • Ações e Programas
      • Programas, projetos e ações
      • Carta de Serviços
      • PDTI | Plano Diretor de TI
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Consultas Públicas
      • Audiências Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Editais de Chamamento Público​
    • Auditorias
      • Processos de Contas Anuais - 2008
      • Processos de Contas Anuais - 2009
      • Processos de Contas Anuais - 2010
      • Processos de Contas Anuais - 2011
      • Processos de Contas Anuais - 2012
      • Processos de Contas Anuais - 2013
      • Processos de Contas Anuais - 2015
      • Processos de Contas Anuais - 2016
      • Processos de Contas Anuais - 2017
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviços de Informação ao Cidadão
    • Dados Abertos
      • Campanhas Publicitárias
    • Legislação
      • Leis
      • Decretos-Lei
      • Medidas Provisórias
      • Decretos
      • Decretos não numerados
      • Portarias
      • Instruções Normativas
      • Notas Técnicas
      • Legislação por Período de Governo
      • Outros Documentos
    • ComunicaBR
    • Cooperação Internacional
    • Planejamento de Mídia do Sicom
    • Pesquisas
    • Perguntas Frequentes
  • Assuntos
    • Bom dia, Ministro
    • Notícias
    • Notas
    • IN Publicidade Digital
    • Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudança do Clima
    • Comitê de Enfrentamento da Desinformação
    • Uso de telas por crianças e adolescentes
    • Crianças, adolescentes e telas: guia sobre usos de dispositivos digitais
    • Educação Midiática
    • Ações Federais no Rio Grande do Sul
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
    • Área de Imprensa
    • Reclamações
  • Central de Conteúdo
    • Áudio
    • Imagens
    • Vídeos
    • Redes
    • Guias e Manuais
    • Transcrições
    • Entrevistas
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
  • Linkedin
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias 2024 09 Reunião interministerial alinha conteúdo e estratégias de lançamento do Guia sobre uso de telas por crianças e adolescentes
Info

Notícias

USO DE TELAS

Reunião interministerial alinha conteúdo e estratégias de lançamento do Guia sobre uso de telas por crianças e adolescentes

Representantes dos sete ministérios envolvidos na publicação se reuniram nesta terça-feira (3) no Palácio do Planalto. Documento tem lançamento previsto para outubro
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 03/09/2024 20h05 Atualizado em 04/09/2024 11h33
Reunião interministerial para alinhamento sobre o Guia para Uso de Telas

Na reunião foi possível alinhar parâmetros e diretrizes do documento, além de discutir recomendações que serão trazidas pelo Guia - Foto: Diego Campos / Secom PR

As secretarias nacionais envolvidas na elaboração do Guia para Uso de Telas e Dispositivos Digitais por Crianças e Adolescentes se reuniram nesta terça-feira, 3 de setembro, no Palácio do Planalto, para debater e avaliar o andamento do processo de elaboração do Guia - que está na reta final de produção. Na reunião, Secretários, Diretores, e demais assessores da SECOM/PR, da Casa Civil e dos Ministérios da Educação, Saúde, Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Justiça e Segurança Pública e Direitos Humanos e Cidadania puderam alinhar os parâmetros e diretrizes do documento, além de discutirem as recomendações que serão trazidas pelo Guia - que deverá ser lançado em outubro.

O Guia pretende ser um documento oficial com recomendações e pronunciamento do Governo Federal sobre o tema. Será baseado em evidências científicas e nas melhores práticas internacionais. Deve se desdobrar em ações de comunicação e processos formativos para públicos específicos
JOÃO BRANT
Secretário de Políticas Digitais da Secom PR 

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM/PR) e tem a participação de sete ministérios, além de 20 integrantes da sociedade civil e especialistas. O documento trará orientações para familiares e cuidadores, além de servir de base para políticas públicas nas áreas de saúde, educação, assistência social e proteção à criança e ao adolescente.

“O Guia pretende ser um documento oficial com recomendações e pronunciamento do Governo Federal sobre o tema", destacou o secretário de Políticas Digitais da Secom-PR, João Brant. "Será baseado em evidências científicas e nas melhores práticas internacionais. Deve se desdobrar em ações de comunicação e processos formativos para públicos específicos", argumentou.

CONSULTA PÚBLICA – A elaboração do Guia foi iniciada em março de 2024. Antes disso, o Governo Federal iniciou uma consulta pública, entre os meses de outubro de 2023 e janeiro de 2024, que recebeu 602 contribuições da sociedade civil, entre educadores, pais, especialistas e organizações sociais, por meio da plataforma Participa + Brasil.

Grupo interministerial que dialogou sobre os conteúdos do Guia - Foto: Rafael de Paula / Ministério da Saúde
Grupo interministerial que dialogou sobre os conteúdos do Guia - Foto: Rafael de Paula / Ministério da Saúde

O Relatório da Consulta Pública Sobre Uso de Telas por Crianças e Adolescentes foi divulgado no mês de agosto de 2024 e faz parte da etapa de participação social prevista na elaboração Guia de Uso de Telas e Dispositivos Digitais por Crianças e Adolescentes.

Um Grupo de Trabalho (GT) foi constituído no primeiro semestre de 2024, sob coordenação da Secretaria de Comunicação Social e contando com representantes dos ministérios da Saúde, da Justiça e Segurança Pública, dos Direitos Humanos e da Cidadania, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, da Educação e Casa Civil, além de representantes da academia e de entidades com reconhecida atuação no tema.

O objetivo da consulta pública e da criação do GT foi coletar insumos e contribuições que pudessem embasar a elaboração de um guia orientativo capaz de oferecer a familiares, educadores, profissionais de saúde e assistência e à sociedade em geral ferramentas para lidar com a complexa relação das infâncias e adolescências brasileiras com o mundo digital.

O Guia será um documento oficial com análises e recomendações sobre o tema, baseado em evidências científicas e melhores práticas internacionais. A partir desse documento, serão produzidas cartilhas, campanhas e processos formativos para crianças, jovens, pais, educadores e outros públicos específicos.

Mais imagens do encontro

Reunião interministerial para alinhamentos sobre Guia para Uso de Telas
Foto: Diego Campos / Secom PR
Reunião interministerial para debate sobre Guia para Uso de Telas
Da esquerda para a direita: João Brant (secretário), Fábio Hardman (diretor de Direitos na Rede e Educação Midiática) e Dênis Rodrigues (coordenador-geral de Proteção de Direitos na Rede)
Participantes da reunião interministerial
Participaram da reunião representantes da Secom PR, Casa Civil, MEC, Saúde, MDS, MJSP e MDHC
Comunicação Pública
Tags: Uso de TelasPolíticas DigitaisDireitos na RedeCrianças e AdolescentesGuia

Conteúdo relacionado

  • Uso de telas por crianças e adolescentes
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Quem é quem
      • Perfis Profissionais
    • Ações e Programas
      • Programas, projetos e ações
      • Carta de Serviços
      • PDTI | Plano Diretor de TI
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Consultas Públicas
      • Audiências Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Editais de Chamamento Público​
    • Auditorias
      • Processos de Contas Anuais - 2008
      • Processos de Contas Anuais - 2009
      • Processos de Contas Anuais - 2010
      • Processos de Contas Anuais - 2011
      • Processos de Contas Anuais - 2012
      • Processos de Contas Anuais - 2013
      • Processos de Contas Anuais - 2015
      • Processos de Contas Anuais - 2016
      • Processos de Contas Anuais - 2017
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviços de Informação ao Cidadão
    • Dados Abertos
      • Campanhas Publicitárias
    • Legislação
      • Leis
      • Decretos-Lei
      • Medidas Provisórias
      • Decretos
      • Decretos não numerados
      • Portarias
      • Instruções Normativas
      • Notas Técnicas
      • Legislação por Período de Governo
      • Outros Documentos
    • ComunicaBR
    • Cooperação Internacional
    • Planejamento de Mídia do Sicom
    • Pesquisas
    • Perguntas Frequentes
  • Assuntos
    • Bom dia, Ministro
    • Notícias
    • Notas
    • IN Publicidade Digital
    • Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudança do Clima
    • Comitê de Enfrentamento da Desinformação
    • Uso de telas por crianças e adolescentes
    • Crianças, adolescentes e telas: guia sobre usos de dispositivos digitais
    • Educação Midiática
    • Ações Federais no Rio Grande do Sul
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
    • Área de Imprensa
    • Reclamações
  • Central de Conteúdo
    • Áudio
    • Imagens
    • Vídeos
    • Redes
    • Guias e Manuais
    • Transcrições
    • Entrevistas
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
  • Linkedin
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca