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Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias 2024 06 Vice-presidente assina acordos para promoção do café brasileiro na maior rede de cafeterias da China
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Vice-presidente assina acordos para promoção do café brasileiro na maior rede de cafeterias da China

Missão brasileira também articula criação de hub de inovação em Xangai. Iniciativas fortalecem exposição dos produtos do país no mercado chinês
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Publicado em 05/06/2024 09h56 Atualizado em 06/06/2024 18h21
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O vice-presidente Geraldo Alckmin e o presidente da Apex Brasil, Jorge Viana, durante assinatura de memorando para ampliar a presença do café brasileiro no mercado chinês
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O vice-presidente Geraldo Alckmin durante evento para ampliar a presença do café brasileiro no mercado chinês
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Comitiva brasileira durante evento para ampliar a presença do café brasileiro no mercado chinês
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O vice-presidente Geraldo Alckmin durante evento para ampliar a presença do café brasileiro no mercado chinês

No segundo dia da missão oficial à China, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, assinou memorandos de entendimento (MOU, na sigla em inglês) para a promoção do café brasileiro na maior rede de cafeterias da China, a Luckin Coffee, e para a criação de um hub de inovação brasileira em Xangai. As iniciativas foram articuladas pela Agência Brasileira de Promoção à Exportação (ApexBrasil).

Em 2022, o Brasil exportou US$ 80 milhões em café e no ano passado, US$ 280 milhões, praticamente quatro vezes mais. Agora, só neste contrato com a Luckin Coffee, estamos falando de meio milhão de dólares, o que demonstra que o Brasil, maior produtor e exportador de café do mundo, está abrindo mercados”

Geraldo Alckmin, vice-presidente da República

A Luckin Coffee, rede de café com mais de 16 mil lojas na China, é a principal importadora de café brasileiro no país. Por meio da parceria, a empresa se compromete a promover e comercializar ativamente o café brasileiro para clientes e parceiros. O acordo prevê a compra de aproximadamente 120 mil toneladas de café brasileiro pela rede, no valor cerca de U$ 500 milhões.

“Em 2022, o Brasil exportou US$ 80 milhões em café e no ano passado, US$ 280 milhões, praticamente quatro vezes mais que no ano anterior. Agora, só neste contrato com a Luckin Coffee, estamos falando de meio milhão de dólares, o que demonstra que o Brasil, maior produtor e exportador de café do mundo, está abrindo mercados”, afirmou o vice-presidente.

Também presente na assinatura do acordo, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destacou que o acordo é resultado do trabalho da agência por meio de programas como o ExportaMaisBrasil, ExportaMaisAmazônia e ExportaMaisNordeste, enquanto o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, lembrou que a produção brasileira de café vive transformação, com foco cada vez maior na sustentabilidade. Alckmin citou, por sua vez, que o café é uma alternativa para o pequeno produtor, pois não é preciso ter milhares de hectares para produzir. "É uma boa alternativa de renda para a agricultura familiar e o pequeno produtor de café orgânico. Este é um bom caminho, pois tem importância econômica e também social”, disse o vice-presidente.

Na linha da sustentabilidade, da inclusão social e da abertura de oportunidades no mercado de trabalho, o CEO da Luckin Coffee, Jinyi Guo, ressaltou que mais da metade dos funcionários da rede é composta por mulheres com menos de 25 anos.

INTERCÂMBIO - A ApexBrasil apoiará as atividades promocionais, fornecendo informações, materiais de marca e facilitando programas de intercâmbio de conhecimento sobre o café brasileiro, incluindo visitas de representantes da Luckin Coffee a fazendas de café e institutos de pesquisa no Brasil. Além disso, ainda em 2024, as duas organizações planejam desenvolver uma atividade promocional especial para aumentar a visibilidade do café brasileiro na China, celebrando os 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países.

HUB DE INOVAÇÃO - Além do acordo com a Luckin Coffee, firmou-se nesta quarta um acordo para a criação de um hub, a chamada Casa Brasil, para fomento de comércio e investimentos entre Brasil e China no distrito de Yangpu, em Xangai, sede de empresas de tecnologia como TikTok. Por meio da parceria, a ApexBrasil busca a internacionalização de empresas brasileiras no distrito chinês que vem se convertendo em moderno hub de inovação.

“A Casa Brasil pode ser o lugar onde empresas chinesas se instalem para parceria com empresas brasileiras, para a produção de produtos de manufaturas. A casa Brasil pode ajudar inclusive, nisso”, afirmou o presidente da ApexBrasil. De acordo com Viana, o espaço deve ser inaugurado ainda este ano com apoio da iniciativa privada brasileira.

O prefeito de Yangpu, Zhou Haiying, afirmou que 5 de junho, data da assinatura do MOU, celebra-se na China o dia da semeadura, um dia especial e propício para lançar sementes à terra. “Espero que o evento de hoje seja como plantar uma semente de amizade entre Brasil e China e que o fruto desta parceria seja muito bonito”.

Além dos MOUs assinados pelo vice-presidente, outras parcerias envolvendo entidades brasileiras e chinesas foram firmadas:

● Plano de Ação entre as seções brasileira e chinesa do Conselho Empresarial Brasil-China. Este plano visa estabelecer metas de trabalho e esforços conjuntos para promover a cooperação amigável e pragmática entre empresas dos dois países, contribuindo para o desenvolvimento estável e sustentável da economia sino-brasileira.

● Memorando de Entendimento entre ApexBrasil e o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, voltado para a qualificação e promoção internacional de microempresas, empresas de pequeno porte e artesãos brasileiros, inclusive pelo e-commerce, tendo a China como um dos principais mercados destino.

● Memorando de entendimento entre a Confederação Nacional da Indústria, Zhejiang University Science Park Development e ZIBS Latin America Center para promover a expansão das atividades de empresas brasileiras no mercado chinês e suporte à criação.

● Memorando de Entendimento entre ApexBrasil e o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, voltado para a qualificação e promoção internacional de microempresas, empresas de pequeno porte e artesãos brasileiros, inclusive pelo e-commerce, tendo a China como um dos principais mercados destino.

● Memorando de entendimento entre a Confederação Nacional da Indústria, Zhejiang University Science Park Development e ZIBS Latin America Center para promover a expansão das atividades de empresas brasileiras no mercado chinês e suporte à criação de incubadoras offshore no Brasil; além de estabelecer um “Clube de CEOs” de alta tecnologia.

● Memorando de entendimento da Confederação Nacional da Indústria com Zhejiang University International Business School para a formação de executivos em setores estratégicos da indústria e para promoção da inovação.

● Memorando de entendimento da Confederação Nacional da Indústria com China Association of Inventions para o estabelecimento da Aliança BRICS+ para Ciência, Tecnologia e Inovação; projetos de cooperação e programa de mobilidade em inovação tecnológica, com possíveis editais para projetos de inovação.

● Memorando de entendimento da Confederação Nacional da Indústria com International Alliance of Skills Development para o estabelecimento de Centro de Referência em profissões do futuro e programa de intercâmbio de tecnologia e formação de competências técnicas. 

● Memorando de entendimento entre a ⁠Sete Partners e a Sinomach para o desenvolvimento de uma plataforma conjunta de originação que financiará a produção nacional com a garantia de compra, ampliando a negociação de commodities agrícolas brasileiras na China.

● Memorando de entendimento entre a Sete Partners e a Shanghai Spacecom Satellite Technology (SSST) para a abertura de filial da empresa no Brasil, promovendo investimentos em infraestrutura de Telecom, como datacenters, conexão terra-espaço.

● Memorando de Entendimento entre ⁠a Sete Partners e a China Energy Engineering Group (CEE) para abrir uma representação no Brasil, garantindo investimentos no desenvolvimento e na distribuição de sistemas elétricos da China no Brasil, ampliando a produção no Brasil de equipamentos elétricos e investindo na produção de gás natural e de energia eólica e solar.

Comércio Exterior
Tags: Relações ExterioresChinaXangaiApex BrasilComércio Exterior
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