Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Secretaria de Comunicação Social
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Quem é quem
      • Perfis Profissionais
    • Ações e Programas
      • Programas, projetos e ações
      • Carta de Serviços
      • PDTI | Plano Diretor de TI
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Consultas Públicas
      • Audiências Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Editais de Chamamento Público​
    • Auditorias
      • Processos de Contas Anuais - 2008
      • Processos de Contas Anuais - 2009
      • Processos de Contas Anuais - 2010
      • Processos de Contas Anuais - 2011
      • Processos de Contas Anuais - 2012
      • Processos de Contas Anuais - 2013
      • Processos de Contas Anuais - 2015
      • Processos de Contas Anuais - 2016
      • Processos de Contas Anuais - 2017
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviços de Informação ao Cidadão
    • Dados Abertos
      • Campanhas Publicitárias
    • Legislação
      • Leis
      • Decretos-Lei
      • Medidas Provisórias
      • Decretos
      • Decretos não numerados
      • Portarias
      • Instruções Normativas
      • Notas Técnicas
      • Legislação por Período de Governo
      • Outros Documentos
    • ComunicaBR
    • Cooperação Internacional
    • Planejamento de Mídia do Sicom
    • Pesquisas
    • Perguntas Frequentes
  • Assuntos
    • Bom dia, Ministro
    • Notícias
    • Notas
    • IN Publicidade Digital
    • Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudança do Clima
    • Comitê de Enfrentamento da Desinformação
    • Uso de telas por crianças e adolescentes
    • Crianças, adolescentes e telas: guia sobre usos de dispositivos digitais
    • Educação Midiática
    • Ações Federais no Rio Grande do Sul
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
    • Área de Imprensa
    • Reclamações
  • Central de Conteúdo
    • Áudio
    • Imagens
    • Vídeos
    • Redes
    • Guias e Manuais
    • Transcrições
    • Entrevistas
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
  • Linkedin
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias 2023 10 Estudantes criam jogos, programas e até um navegador de internet para crianças em oficina sobre educação midiática
Info

Notícias

CRIATIVIDADE

Estudantes criam jogos, programas e até um navegador de internet para crianças em oficina sobre educação midiática

A atividade, que fez parte do calendário da Semana de Educação Midiática, trouxe novos conceitos e ajudou os participantes a repensarem sua relação com a internet e as redes sociais
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 25/10/2023 19h58 Atualizado em 27/10/2023 11h28
Oficina sobre Educação Midiática

Cerca de 40 alunos do Instituto Federal de Brasília (IFB) participaram da oficina sobre Educação Midiática na tarde desta quarta-feira (25) - Foto: Fábio Fleury/SECOM

Um navegador de internet voltado para crianças de 6 a 10 anos. Um jogo para estimular as famílias a repensarem seu tempo diante das telas e se dedicarem a atividades offline. Um programa de veículos de comunicação para estudantes de escolas públicas poderem falar sobre suas vidas e realidades. Uma certificação para influenciadores digitais que produzem conteúdos educativos para crianças. Um jogo de tabuleiro sobre educação midiática.

Essas ideias foram o resultado de uma oficina sobre Educação Midiática para cerca de 40 alunos do Instituto Federal de Brasília (IFB) na tarde desta quarta-feira, 25 de outubro, dentro da programação da 1ª Semana Brasileira de Educação Midiática, realizada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República.

O que a gente procura trabalhar é que eles sejam protagonistas de suas próprias histórias, que busquem conhecimentos e aprendizado, tenham noção do próprio potencial. Nossa tarefa é ajudá-los a encontrar isso"

Patrícia Albuquerque de Lima, professora da Oficina de Atendimento e Comunicação do curso técnico de Eventos do IFB

A atividade presencial foi organizada pelo projeto Educom.com, uma parceria sobre educação midiática entre o IFB e o programa de extensão de Comunicação Comunitária da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC-UnB), com participação da Coordenação de Educação Midiática da SECOM, e fez parte do calendário da Semana Brasileira de Educação Midiática.

Na primeira etapa, os alunos dos três anos do ensino médio aprenderam alguns conceitos básicos sobre educação midiática e a importância para uma população cada vez mais conectada à internet e às redes sociais. Em seguida, se dividiram em grupos supervisionados por professoras e também alunos de pós-graduação da FAC-UnB que fazem parte do Educom.com para criar e desenvolver suas ideias de projetos. Por fim, cada grupo apresentou suas conclusões para os demais.

“O que a gente procura trabalhar é que eles sejam protagonistas de suas próprias histórias, que busquem conhecimentos e aprendizado, tenham noção do próprio potencial. Nossa tarefa é ajudá-los a encontrar isso. Muitos vêm de contextos onde eles não se veem no direito de ter ideias, de ser ouvidos. E aqui, em questão de minutos, criaram tudo isso. Eles vivem nas redes sociais e acho que vão ver de outra forma. Ouvi alguns falando sobre bolhas informacionais, sobre saúde mental. Cada oficina dessas é um passo adiante”, comemorou Patrícia Albuquerque de Lima, professora da Oficina de Atendimento e Comunicação do curso técnico de Eventos do IFB.

APRENDIZADOS - A estudante Eduarda Nogueira, 18 anos, admitiu que não conhecia o conceito de educação midiática, mas que rapidamente entendeu a relevância para a sociedade atual, na qual uma parte importante da população vive conectada durante muitas horas por dia. Seu grupo criou o projeto do Navegantes, um navegador de internet para crianças de 6 a 10 anos, que teria funções para filtrar conteúdos inadequados e propaganda excessiva.

“Gostei muito da atividade, não sabia o que era educação midiática e foi bom ter essa visão geral. E a parte da dinâmica também ajudou muito para aprender melhor na prática. Acho que esse tipo de conteúdo devia chegar a todos os alunos dos outros IFs, para passar essas ideias, ensinar segurança digital e também para todo mundo ficar atento a seu tempo de tela”, disse ela.

Para o estudante Luan Oliveira Batista, 19 anos, outro dos alunos que participou da oficina, o conceito de educação midiática era algo novo, mas que foi rapidamente assimilado. Seu grupo trabalhou na ideia de um jogo de tabuleiro para estimular não só crianças, mas também seus pais, a buscarem alternativas de entretenimento fora das telas de celulares, computadores e televisores.

“A ideia é que cada dia as pessoas realizem pelo menos uma das atividades, um dos desafios, para andar uma casa no tabuleiro: sair de casa, jogar, brincar. Seria muito legal se a gente conseguisse produzir o jogo de verdade, se virasse algo real”, contou Luan, que vai prestar o Enem este ano e pretende cursar Biologia.

Tags: SBEMSemana Brasileira de Educação MidiáticaEducação MidiáticaPolíticas Digitais
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Quem é quem
      • Perfis Profissionais
    • Ações e Programas
      • Programas, projetos e ações
      • Carta de Serviços
      • PDTI | Plano Diretor de TI
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Consultas Públicas
      • Audiências Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Editais de Chamamento Público​
    • Auditorias
      • Processos de Contas Anuais - 2008
      • Processos de Contas Anuais - 2009
      • Processos de Contas Anuais - 2010
      • Processos de Contas Anuais - 2011
      • Processos de Contas Anuais - 2012
      • Processos de Contas Anuais - 2013
      • Processos de Contas Anuais - 2015
      • Processos de Contas Anuais - 2016
      • Processos de Contas Anuais - 2017
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviços de Informação ao Cidadão
    • Dados Abertos
      • Campanhas Publicitárias
    • Legislação
      • Leis
      • Decretos-Lei
      • Medidas Provisórias
      • Decretos
      • Decretos não numerados
      • Portarias
      • Instruções Normativas
      • Notas Técnicas
      • Legislação por Período de Governo
      • Outros Documentos
    • ComunicaBR
    • Cooperação Internacional
    • Planejamento de Mídia do Sicom
    • Pesquisas
    • Perguntas Frequentes
  • Assuntos
    • Bom dia, Ministro
    • Notícias
    • Notas
    • IN Publicidade Digital
    • Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudança do Clima
    • Comitê de Enfrentamento da Desinformação
    • Uso de telas por crianças e adolescentes
    • Crianças, adolescentes e telas: guia sobre usos de dispositivos digitais
    • Educação Midiática
    • Ações Federais no Rio Grande do Sul
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
    • Área de Imprensa
    • Reclamações
  • Central de Conteúdo
    • Áudio
    • Imagens
    • Vídeos
    • Redes
    • Guias e Manuais
    • Transcrições
    • Entrevistas
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
  • Linkedin
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca