Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Secretaria de Comunicação Social
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Quem é quem
      • Perfis Profissionais
    • Ações e Programas
      • Programas, projetos e ações
      • Carta de Serviços
      • PDTI | Plano Diretor de TI
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Consultas Públicas
      • Audiências Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Editais de Chamamento Público​
    • Auditorias
      • Processos de Contas Anuais - 2008
      • Processos de Contas Anuais - 2009
      • Processos de Contas Anuais - 2010
      • Processos de Contas Anuais - 2011
      • Processos de Contas Anuais - 2012
      • Processos de Contas Anuais - 2013
      • Processos de Contas Anuais - 2015
      • Processos de Contas Anuais - 2016
      • Processos de Contas Anuais - 2017
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviços de Informação ao Cidadão
    • Dados Abertos
      • Campanhas Publicitárias
    • Legislação
      • Leis
      • Decretos-Lei
      • Medidas Provisórias
      • Decretos
      • Decretos não numerados
      • Portarias
      • Instruções Normativas
      • Notas Técnicas
      • Legislação por Período de Governo
      • Outros Documentos
    • ComunicaBR
    • Cooperação Internacional
    • Planejamento de Mídia do Sicom
    • Pesquisas
    • Perguntas Frequentes
  • Assuntos
    • Bom dia, Ministro
    • Notícias
    • Notas
    • IN Publicidade Digital
    • Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudança do Clima
    • Comitê de Enfrentamento da Desinformação
    • Uso de telas por crianças e adolescentes
    • Crianças, adolescentes e telas: guia sobre usos de dispositivos digitais
    • Educação Midiática
    • Ações Federais no Rio Grande do Sul
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
    • Área de Imprensa
    • Reclamações
  • Central de Conteúdo
    • Áudio
    • Imagens
    • Vídeos
    • Redes
    • Guias e Manuais
    • Transcrições
    • Entrevistas
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
  • Linkedin
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias 2023 04 Fórum Interconselhos retorna com desafio de consolidar participação social na construção do PPA
Info

Notícias

PLANO PLURIANUAL

Fórum Interconselhos retorna com desafio de consolidar participação social na construção do PPA

Encontro é passo inicial na elaboração do Plano Plurianual 2024-2027. Neste ano, a participação da sociedade civil será ampliada com lançamento de plataforma digital
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 18/04/2023 18h37 Atualizado em 18/04/2023 18h43
18042023_forum32A.jpg

Foto: Bruno Peres/ASCOM SG-PR

O primeiro Fórum Interconselhos do atual governo teve início nesta terça-feira (18/4) com ampla participação de representantes de conselhos nacionais de políticas públicas, da sociedade civil e do Governo Federal. Foi o passo inicial para desencadear um processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027, fundado no amplo debate social sobre planejamento e orçamento público, para tecer estratégias que vão direcionar a ação governamental nos próximos quatro anos.

A abertura contou com a participação dos ministros Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República (SG/PR), e Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento (MPO). Nesta quarta (19/4), segundo dia do Fórum, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, lançará oficialmente o PPA Participativo e anunciará a instalação do Conselho de Participação Social da Presidência da República, dando posse às pessoas que o integram.

Criado com a missão de reunir, periodicamente, representantes dos diversos conselhos nacionais e entidades representativas da sociedade civil – para colaborarem com a elaboração e monitoramento da execução dos PPAs, o Fórum já realizou, desde a sua criação, nove encontros. Em 2017, o processo foi interrompido. A partir de então, não houve mais encontros e o PPA 2020-2023 foi elaborado sem participação social.

Na cerimônia de abertura, Macêdo sublinhou que este é “um momento de retomada da participação social no país”. Para o ministro, é fundamental haver ampla participação na construção de políticas públicas que atendam às reais demandas da população. “Depois desses desencontros, hoje há um reencontro do Brasil com a democracia. Estou muito feliz de poder estar com vocês construindo essa nova página da democracia brasileira com o presidente Lula”, compartilhou.

A ministra Simone Tebet também falou da satisfação com o debate: “Estar aqui nessa plenária, onde sei que vão tratar, com toda generosidade e importância devida, das questões relevantes, como inclusão social, educação, saúde de qualidade, segurança pública, habitação, moradia, me enche de orgulho e me anima saber que viramos uma página muito triste da nossa história”, confessou.

PLENÁRIAS E PLATAFORMA DIGITAL – O dia do Fórum Interconselhos envolveu uma mesa de debates sobre “PPA Participativo e dimensão estratégica do PPA 2024-2027”, coordenada por Renato Simões, secretário nacional de Participação Social da SG/PR, e por Leany B. de Souza Lemos, da Secretária de Planejamento do MPO, que introduziu a visão de futuro, os valores, as diretrizes e os eixos temáticos do PPA. A discussão orientou três rodadas de trabalhos em grupo, realizadas ao longo do dia.

No final do dia, o Fórum realizou uma plenária sob a pauta: “A organização e a mobilização para a participação social nos conselhos, as plenárias estaduais e a plataforma digital”. Neste Interconselhos, o Governo Federal inovou para tornar o PPA mais acessível a todas as pessoas, por meio de uma plataforma digital.

“Teremos a maior plataforma de participação pela internet já vista no Brasil, para possibilitar a todos os brasileiros e brasileiras que queiram participar e botar suas impressões digitais no governo do Brasil. É um momento de retomada da participação social no país”, ressaltou o ministro Macêdo. Com efeito, o PPA Participativo abrangerá quatro etapas: os fóruns Interconselhos; as plenárias estaduais; as plenárias livres, presenciais ou autogestionárias; e, de forma transversal, a plataforma digital.

A plataforma digital, que poderá ser acessada através da conta GOV.BR, tem previsão de lançamento para 11 de maio. No ambiente será possível priorizar três programas apresentados pelo poder público, registrar propostas e apoiar propostas de outros participantes. O acesso e a participação serão habilitados entre os dias 11/5 e 10/7. Todas as contribuições adicionadas pela população serão analisadas e compatibilizadas pelo Governo Federal e com o Fórum Interconselhos.

PROGRAMAS E OBJETIVOS – O PPA é uma das três leis orçamentárias do Brasil, ao lado da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA). A proposta final do PPA será entregue para votação no Congresso Nacional até o dia 31/8. O PPA 2024-2027 tem o desafio de retomar a maior participação e diversidade de públicos na priorização de programas e objetivos. Os encontros do Fórum vão contribuir, diretamente, com a superação desse desafio. Neste ano, está prevista a realização de três edições.

Tags: Participação SocialFórum Interconselhos
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Quem é quem
      • Perfis Profissionais
    • Ações e Programas
      • Programas, projetos e ações
      • Carta de Serviços
      • PDTI | Plano Diretor de TI
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Consultas Públicas
      • Audiências Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Editais de Chamamento Público​
    • Auditorias
      • Processos de Contas Anuais - 2008
      • Processos de Contas Anuais - 2009
      • Processos de Contas Anuais - 2010
      • Processos de Contas Anuais - 2011
      • Processos de Contas Anuais - 2012
      • Processos de Contas Anuais - 2013
      • Processos de Contas Anuais - 2015
      • Processos de Contas Anuais - 2016
      • Processos de Contas Anuais - 2017
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviços de Informação ao Cidadão
    • Dados Abertos
      • Campanhas Publicitárias
    • Legislação
      • Leis
      • Decretos-Lei
      • Medidas Provisórias
      • Decretos
      • Decretos não numerados
      • Portarias
      • Instruções Normativas
      • Notas Técnicas
      • Legislação por Período de Governo
      • Outros Documentos
    • ComunicaBR
    • Cooperação Internacional
    • Planejamento de Mídia do Sicom
    • Pesquisas
    • Perguntas Frequentes
  • Assuntos
    • Bom dia, Ministro
    • Notícias
    • Notas
    • IN Publicidade Digital
    • Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudança do Clima
    • Comitê de Enfrentamento da Desinformação
    • Uso de telas por crianças e adolescentes
    • Crianças, adolescentes e telas: guia sobre usos de dispositivos digitais
    • Educação Midiática
    • Ações Federais no Rio Grande do Sul
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
    • Área de Imprensa
    • Reclamações
  • Central de Conteúdo
    • Áudio
    • Imagens
    • Vídeos
    • Redes
    • Guias e Manuais
    • Transcrições
    • Entrevistas
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
  • Linkedin
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca