Notícias
Criança e Adolescente
Mais de 2 milhões de pessoas votaram para escolher conselheiros tutelares
Mais de 1,7 milhão de brasileiras e brasileiros votaram na eleição para vagas nos Conselhos Tutelares nas capitais dos estados e do Distrito Federal, no pleito realizado no início de outubro, em todo o país. Quando somados os maiores municípios do país — não apenas as capitais — a adesão de eleitores foi de pelo menos 2,3 milhões de votos.
De acordo com boletim final divulgado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, considerando os dados enviados pelos municípios, compareceram aos locais de votação das capitais este ano 1.744.042: um crescimento de 34,7% (471.777 eleitores). Em 2019, 1.316.342 pessoas votaram para escolha dos Conselhos Tutelares.
O processo de escolha para os Conselhos Tutelares de 2023 foi impulsionado por intensa mobilização social, promovida tanto pela sociedade civil quanto pelo Governo Federal. Teve relevante aumento na participação dos cidadãos e cidadãs, incluindo o maior número de urnas eletrônicas da história e uma maior integração entre as instituições a nível nacional para o pleito. Algumas localidades do país forneceram transporte gratuito para as pessoas que fossem participar das eleições para os Conselhos Tutelares. Foram 21 cidades, entre elas as capitais São Paulo, Fortaleza (CE), Palmas (TO) e São Luís (MA).
SAIBA MAIS:
- Boletim final da eleição de Conselhos Tutelares
- Distribuição das urnas por estado
Fontes: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania