Marcelo Mattos Araújo
Foi presidente do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, entre 2016 e 2018
Possui graduação em Bacharel Em Direito pela Universidade de São Paulo (1978), especialização em Curso de Museologia pelo Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1983) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo [Sp-Capital] pela Universidade de São Paulo(2002). Atualmente é Professor colaborador da Universidade de São Paulo e funcionário da Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo. Atuando principalmente nos seguintes temas: modernistas, museu, tradição.
É bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, especialista em Museologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Dentre outros cargos exercidos na área da Museologia, Marcelo Araújo assumiu, entre 2002 e 2012, a direção da Associação Pinacoteca Arte e Cultura (APAC).
Em 2008, através do contrato de gestão por Organização Social, a APAC, responsável pela gestão da Pinacoteca do Estado, assumiu também a administração do Memorial da Resistência de São Paulo. Ao deixar o cargo como diretor da APAC, Marcelo assumiu o cargo de secretário estadual da Cultura.