Notícias
LNCC conquista nota máxima da Capes pela segunda vez consecutiva
O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PPG/LNCC) do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), foi contemplado com a nota máxima — conceito 7 — na Avaliação Quadrienal (2021 - 2024) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O conceito alcançado exalta a excelência acadêmica do PPG/LNCC, e indica alto padrão internacional, produção científica relevante e liderança na área.
“Uma das missões do LNCC é formar recursos humanos na área de computação científica. Esse compromisso é cumprido em altíssimo nível através do nosso programa de pós-graduação”, explica o professor Fábio Borges, Diretor do LNCC. “A nota 7 também demonstra a importância do LNCC para a ciência e a sociedade. Nossa produção tem impacto na vida das pessoas, alcançando diferentes áreas do conhecimento como bioinformática, inteligência artificial, computação de alto desempenho, entre outras”, afirmou Borges.
O resultado consolida a trajetória acadêmica e científica do Programa, que, ao longo de sua história, já titulou 227 mestres e 189 doutores. Atualmente, o PPG/LNCC conta com 50 alunos matriculados no doutorado e 42 no mestrado, números que devem crescer a partir de março, com o ingresso de mais 8 doutorandos e 5 mestrandos selecionados no último processo seletivo. O corpo docente é formado por 50 professores, e os trabalhos desenvolvidos no âmbito da Pós-Graduação já renderam, desde sua criação, 32 prêmios e distinções acadêmicas.
O vice-coordenador da Pós-Graduação, Marcos Todorov, destaca que o resultado é fruto de uma combinação de fatores de alto nível. "O resultado decorre de uma vasta combinação de indicadores", afirmou, citando o volume expressivo de publicações em periódicos de excelência, a presença de docentes incluídos entre os 2% mais influentes cientistas do mundo, parcerias internacionais com instituições como o Barcelona Supercomputing Center e a Chinese Academy of Sciences, além de grandes projetos integradores em áreas estratégicas. "A nota 7 não é reflexo apenas do quadriênio, mas sim de um projeto maior, que começou há 26 anos. Todos os esforços contribuíram para este nível de excelência", completou.
A mesma percepção de excelência do Programa também é compartilhada pelos discentes. Para a doutoranda Mariana Silva, vice-representante discente da Pós-Graduação, a estrutura acadêmica do LNCC contribui diretamente para o desenvolvimento da pesquisa. “No LNCC eu tive a oportunidade de fazer uma disciplina com um dos especialistas da área que pesquiso, algo que foi fundamental para o meu amadurecimento teórico”, relata. Ela também enfatizou o acompanhamento próximo e qualificado dos professores, as oportunidades de colaboração internacional proporcionadas pelo reconhecimento do programa e o acesso a infraestruturas de ponta. "O acesso ao supercomputador Santos Dumont viabiliza a realização de pesquisas mais robustas e alinhadas aos padrões internacionais de excelência", afirmou.
Aos atuais e futuros alunos, Marcos Todorov destacou que o prestígio de integrar um programa com nota máxima traz também responsabilidades. Segundo ele, mais do que o título, o diferencial está na produção acadêmica desenvolvida ao longo da pós-graduação. O vice-coordenador ressaltou ainda a importância da realização de pesquisas de alta qualidade, com impacto científico, e da elaboração de teses e dissertações com profundidade teórica, aspectos essenciais tanto para a manutenção da excelência do Programa quanto para o êxito profissional dos egressos.
A secretaria da Pós-Graduação informa que o edital do próximo processo seletivo será publicado no final de fevereiro de 2026, oferecendo nova oportunidade para integrar um programa consolidado na mais alta avaliação de qualidade.
Serviço de Comunicação Institucional
secin@lncc.br