O ano internacional quântico: de Heisenberg e Schrödinger às novas tecnologias quânticas
-
Palestrantes
Luiz Davidovich, Professor Emérito, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
-
Informações úteis
O Programa de Pós-Graduação (PPG-LNCC) convida para a palestra sobre a “O ano internacional quântico: de Heisenberg e Schrödinger às novas tecnologias quânticas”. O evento, será realizado segunda-feira (11), às 14h, e será ministrado por Luiz Davidovich, Professor Emérito, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Assim como nas edições anteriores, o seminário será gratuito e aberto ao público, oferecido no formato híbrido. Os interessados poderão acompanhar a palestra presencialmente, no Auditório B do LNCC, ou online, por meio do aplicativo Zoom e da transmissão ao vivo no canal do LNCC no YouTube.
Resumo
As Nações Unidas declararam em 2025 o Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quânticas. Iniciativa que celebra o centenário de uma contribuição fundamental na história da ciência: o artigo de Werner Heisenberg sobre a reinterpretação quântica das relações cinemáticas e mecânicas, publicado em 1925. No mesmo ano, o físico austríaco Erwin Schrödinger propõe uma interpretação alternativa, publicada em 1926, que inaugura a teoria ondulatória da física quântica.
Desde então, a física quântica que resultou dessas contribuições possibilitou uma revolução tecnológica, com a invenção do laser, do transistor, da imagem por ressonância magnética, dos relógios atômicos de alta precisão, utilizados pelo sistema GPS, dos diodos emissores de luz (LEDs), e muito mais.
Uma segunda revolução quântica, iniciada no final do século 20, com o controle preciso de átomos e fótons demonstrado em vários laboratórios, está propiciando novas aplicações. Entre elas, computadores quânticos, comunicação protegida de escuta e sensores de alta precisão. Nesta palestra, serão revistos os fundamentos e algumas aplicações atuais da mecânica quântica, destacando-se a contribuição da ciência brasileira para a pesquisa básica e aplicações tecnológicas.
Breve currículo
Luiz Davidovich é físico, Professor Emérito da UFRJ. É membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e é membro estrangeiro da National Academy of Sciences (EUA), da Academia Chinesa de Ciências e da Academia Européia de Ciências. Recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2000, o Prêmio de Física da TWAS em 2001 e o Prêmio Alvaro Alberto em 2010. Recebeu também, em 2025, o Willis E. Lamb Award "For seminal discoveries in Quantum Information Science". É Fellow da American Physical Society e da Optical Society of America. Foi Presidente da ABC (2016-2022) e Secretário Geral da TWAS (2019-2022).